metropoles.com

Embaixador da Fifa, Roberto Carlos fala sobre fim do Mundial de Clubes

De acordo com o ex-lateral esquerdo, a competição não é benéfica para a entidade

atualizado

Compartilhar notícia

David Ramos – FIFA/FIFA via Getty Images
Taça do Mundial de Clubes
1 de 1 Taça do Mundial de Clubes - Foto: David Ramos – FIFA/FIFA via Getty Images

Ex-lateral esquerdo pentacampeão do mundo com a Seleção Brasileira em 2002, Roberto Carlos, atualmente embaixador da Fifa, fez uma revelação sobre o Mundial de Clubes. Segundo o brasileiro, a Fifa está estudando acabar com a competição.

“Eu falei com o pessoal da Fifa ontem, e a gente não sabe ainda, de verdade, onde vai ser o campeonato do Mundo (Mundial de Clubes). Não sabe se vai existir mais o campeonato do mundo… É complicado para nós sul-americanos”, revelou o ex-lateral durante o programa Papo Reto do canal do Benja no YouTube.

“Eu sou embaixador da Fifa e tem se comentado muito, até nas convenções do VAR, da Copa do Mundo de dois em dois anos, a gente participa muito em relação a isso. O Mundial de Clubes para a Fifa hoje em dia não é benefício. E uma das conversas que tivemos uma vez sobre isso foi que poderia acabar a qualquer momento”, completou.

Além disso, Roberto Carlos falou da organização para a próxima edição do Mundial, que ainda não tem data e local definidos. Estados Unidos, China e Emirados Árabes aparecem como possíveis sedes.

“Está em dúvida ainda onde vai ser esse Mundial de Clubes. Nem o pessoal do Real Madrid sabe. Imagina como está a situação”.

Vale lembrar que a competição já conta com a confirmação de cinco times: Flamengo (Libertadores), Real Madrid (Champions League), Wydad Casablanca (Champions da África), Seattle Sounders (Concachampions) e Auckland City (Campeão da Oceania).

Mudança de formato

Como o atual formato do Mundial de Clubes é considerado um fracasso do ponto de vista técnico e comercial pela Fifa, a entidade chegou a criar um novo modelo para a competição, que seria disputado de quatro em quatro anos, e sua primeira edição seria disputada em 2021, o que não aconteceu devido a pandemia causada pela Covid-19.

Porém, com as faltas de brechas nos calendários, a ideia da Fifa foi adiada e em abril, o presidente da entidade, Gianni Infantino, declarou que enquanto não houver um novo formato, o atual vai continuar sendo disputado anualmente.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comEsportes

Você quer ficar por dentro das notícias de esportes e receber notificações em tempo real?