metropoles.com

Botafogo vence Avaí, encerra série de derrotas e sai do Z-4

Com o resultado, o Botafogo ganhou três posições, chegando à 14 ª colocação, com 36 pontos, e respira na briga contra a degola

atualizado

Compartilhar notícia

THIAGO RIBEIRO/AGIF/ESTADÃO CONTEÚDO
BRASILEIRÃO/BOTAFOGO X AVAÍ
1 de 1 BRASILEIRÃO/BOTAFOGO X AVAÍ - Foto: THIAGO RIBEIRO/AGIF/ESTADÃO CONTEÚDO

No duelo que fechou a 32.ª rodada do Campeonato Brasileiro, nesta segunda-feira (11/11/2019), o Botafogo retribuiu o apoio de sua torcida para acabar com uma série de quatro derrotas seguidas e sair da zona de rebaixamento. No Engenhão, no Rio, o time carioca contou com um gol contra logo no primeiro tempo e um pênalti convertido por Diego Souza na parte final do jogo para vencer o lanterna Avaí por 2 x 0.

Com o resultado, o Botafogo ganhou três posições, chegando à 14 ª colocação, com 36 pontos, e respira na briga contra a degola, já que abriu dois do rival Fluminense, que tem 34 e agora é o primeiro time dentro da zona de rebaixamento. Já o Avaí chegou à oitava derrota seguida, seguindo na última posição com apenas 17 pontos somados e apenas três vitórias em 32 jogos disputados. Está praticamente rebaixado à Série B.

A partida começou bastante movimentada no meio-campo, com os times buscando espaço para chegar com perigo ao gol adversário. Enquanto o Botafogo tinha mais posse de bola, o Avaí aproveitava os espaços para, em contra-ataques rápidos, criar boas oportunidades.

Mesmo assim, foram os donos da casa que abriram o placar. Aos 12 minutos, Cícero lançou Igor Cássio na área. O zagueiro Ricardo foi tentar afastar o perigo e acabou cabeceando contra a sua própria meta, encobrindo o goleiro Vladimir, que nada pode fazer

Aos 31 minutos, o próprio Igor Cássio teve a chance de ampliar. O atacante recebeu um ótimo passe e ficou cara a cara com o goleiro do Avaí, que conseguiu se esticar todo para fazer a defesa. A resposta do visitante veio no lance seguinte. Aos 32, o lateral Igor Fernandes apareceu como homem-surpresa na área e pegou a sobra de um chute de Pedro Castro, mas finalizou para fora, mesmo de frente para o gol.

Nos minutos finais da primeira etapa, os times seguiram no ataque. Aos 43, Ruhan pegou um cruzamento da esquerda e chutou de primeira, mas a bola pegou muita força e saiu por cima do gol, perdendo uma boa chance para o Botafogo.

Do outro lado, João Paulo soltou uma pancada de fora da área e quase deixou tudo igual para o Avaí, mas Gatito conseguiu espalmar para fora. Até por conta disso, o primeiro tempo terminou com a vitória parcial dos donos da casa.

Na volta do intervalo, o Avaí ficou próximo do empate logo no primeiro lance do segundo tempo. Caio Paulista roubou a bola no meio-campo, foi avançando e deixando os zagueiros para trás e chutou da entrada da área para uma boa defesa de Gatito. No rebote, a bola voltou nos pés do atacante, mas o zagueiro Joel Carli conseguiu bloquear no momento exato.

Enquanto isso, o Botafogo foi criar a sua primeira chance de perigo na etapa final, apenas aos 16 minutos, quando João Paulo cobrou escanteio na área e Alex Santana subiu sozinho, mas cabeceou para fora.

A partir daí, o Avaí conseguiu mostrar qualidade e criou algumas oportunidades em busca do empate, mas sem sucesso. O Botafogo, de outro lado, aproveitou a oportunidade que teve e aos 42 minutos decretou a vitória. Diego Souza foi derrubado na área e o árbitro marcou pênalti. O próprio atacante, que havia acabado de entrar no duelo, foi para a cobrança e não desperdiçou. Na comemoração ele tirou a camisa e recebeu o cartão amarelo. Depois disso, não houve tempo para mais nada e o duelo terminou com a vitória dos donos da casa por 2 a 0.

Os dois times voltam a campo no próximo fim de semana para a disputa da 33.ª rodada. No domingo, o Botafogo visitará o Athletico-PR, na Arena da Baixada, em Curitiba, às 18h. Já na segunda-feira, o Avaí também jogará fora de casa, quando encara o Cruzeiro, no Mineirão, às 20h.

Ficha técnica
Botafogo 2 x 0 Avaí
Botafogo: 
Gatito Fernández; Rickson, Joel Carli, Gabriel e Yuri; João Paulo, Cícero (Jean) e Alex Santana (Diego Souza); Leonardo Valencia, Rhuan (Lucas Campos) e Igor Cássio. Técnico: Alberto Valentim.
Avaí: Vladimir; Betão (Wesley), Kunde, Ricardo (Gabriel Lima) e Igor Fernandes; Luanderson, Pedro Castro e João Paulo; Vinícius Araújo, Jonathan e Caio Paulista. Técnico: Evando Camilatto.
Gols: Ricardo (contra), aos 12 minutos do primeiro tempo, e Diego Souza, aos 42 minutos do segundo tempo.
Árbitro: Sávio Pereira Sampaio (DF).
Cartões amarelos: Diego Souza, Gabriel, Lucas Campos e Yuri (Botafogo) e Caio Paulista, João Paulo e Luanderson (Avaí).
Cartão vermelho: João Paulo (Avaí).
Renda: R$ 242.246,00.
Público: 19.075 (total).
Local: Estádio Engenhão, no Rio (RJ).

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comEsportes

Você quer ficar por dentro das notícias de esportes e receber notificações em tempo real?