metropoles.com

Após reunião, CBF ‘abraça’ criação da Liga Sul-Minas-Rio

Del Nero pede 48 horas para dar uma resposta definitiva. Evento deve ser realizado no primeiro semestre

atualizado

Compartilhar notícia

Fernando Frazão/ Agência Brasil
Fernando Frazão/ Agência Brasil
1 de 1 Fernando Frazão/ Agência Brasil - Foto: Fernando Frazão/ Agência Brasil

O torneio a ser organizado pela Liga Sul-Minas-Rio vai mesmo sair no primeiro semestre de 2016. Um encontro que reuniu presidentes de clubes e a cúpula da CBF no fim da manhã desta quinta-feira (1º/10) confirmou a criação da competição. A garantia, segundo representantes da recém-criada liga, foi dada pelo próprio presidente da CBF, Marco Polo Del Nero, que “abraçou a ideia”, apesar de ter pedido 48 horas para dar uma resposta definitiva.

A expectativa era de que a entidade apresentasse resistência à competição – a CBF divulgou o calendário do próximo ano com antecedência e praticamente sem datas extras disponíveis -, mas os dirigentes presentes ao encontro saíram eufóricos.

“O importante não é a leitura de 48 horas (de prazo). O importante é que ele (Marco Polo Del Nero) falou assim: ‘Estou de acordo, acho que é um avanço e a CBF quer abraçar a ideia’. Isso é o mais importante para nós”, declarou o CEO da Liga Sul-Minas-Rio, Alexandre Kalil, ex-presidente do Atlético-MG.

“O saldo foi surpreendentemente espetacular, porque a liga está montada, o produto está na rua. Nós vamos cumprir nossos contratos com os estaduais. A liga está definitivamente formada. Seguramente é o segundo produto do futebol brasileiro”, declarou Kalil.

A reunião desta quinta contou com a presença de quase todos os clubes signatários da liga – Internacional e Grêmio não puderam comparecer, enquanto Chapecoense e Joinville foram representados pelo presidente da Federação Catarinense de Futebol, Delfim Peixoto.

“Entregamos os estatutos e o pedido de autorização à CBF para que seja constituída a liga e autorizada a Copa Sul-Minas-Rio. A recepção foi ótima, como não poderia deixar de ser. Afinal, não se trata de nenhum ato hostil ou contrário a qualquer coisa da CBF – ao contrário, é a criação de um instrumento para valorizar cada vez mais nosso calendário”, declarou Eduardo Bandeira de Mello, presidente do Flamengo, o primeiro a deixar a reunião.

Torneio
Foi acordado que a competição terá seis datas. Para isso, o torneio terá um formato diferente daquele que havia sido previamente acordado – em vez de dez clubes, serão 12. Participarão Internacional, Grêmio, Avaí, Figueirense, Coritiba, Atlético-PR, Cruzeiro, Atlético-MG, Flamengo e Fluminense, além de outros dois que serão definidos entre os outros cinco integrantes da liga – Criciúma, Chapecoense, Joinville, Paraná e América-MG.

Os clubes definiram que a copa será realizada com quatro grupos. Os primeiros colocados estarão classificados à semifinal, junto com o segundo melhor. “Será uma competição mais enxuta em 2016 em função do calendário, mas nada impede que mudemos para 2017”, declarou Gilvan Tavares, presidente do Cruzeiro e da liga.

O nome oficial da competição ainda está sendo definido. Antes, Alexandre Kalil terá a missão de buscar patrocínios e fechar com emissoras de TV – não está descartado que seja mais de uma. “Precisamos de dinheiro”, resumiu Gilvan Tavares.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comEsportes

Você quer ficar por dentro das notícias de esportes e receber notificações em tempo real?