metropoles.com

Vanessa Giácomo exalta curta sobre violência de gênero: “Me tocou”

Vanessa Giácomo estrela o curta Maré, da Paramount+. Dirigido por Giuliana Monteiro, o filme representa o Brasil em uma série de antologias

atualizado

Compartilhar notícia

Divulgação/ Paramount+
Foto mostra mulher com cara de choro, cabelo molhado - Metrópoles
1 de 1 Foto mostra mulher com cara de choro, cabelo molhado - Metrópoles - Foto: Divulgação/ Paramount+

Vanessa Giácomo usa a palavra honra para definir a sua participação no curta-metragem Maré, que faz parte da coleção Florescendo. Destacando narrativas de gênero que afetam as mulheres, a produção da Paramount+ marca a estreia da atriz no streaming e traz cinco curtas que acompanham o Dia Internacional da Mulher.

Florescendo conta histórias inéditas que retratam uma série de questões cruciais, incluindo pobreza menstrual, casamento infantil, violência de gênero, estigma ao redor do HIV, o planejamento familiar e o empoderamento econômico das mulheres. A antologia é idealizada por cinco cineastas, sendo elas do Brasil, Nigéria, Quênia, Índia e EUA.

Veja a entrevista completa com Vanessa e Giuliana:

O Brasil é representado por Maré, curta dirigido e escrito por Giuliana Monteiro. O filme acompanha uma mãe no limite da sanidade, que busca consolo em uma situação tumultuada de sua vida.

Giácomo deixou a Globo em 2023, após cerca de 20 anos no canal, e recebeu o convite para o curta na mesma semana. A atriz alega, em papo com o Metrópoles, que Maré veio no momento em que ela “precisava”, e que se sente feliz de poder falar sobre um assunto tão importante.

“Quando eu recebi o convite, já me tocou profundamente. Foi o primeiro trabalho que eu fiz quando eu saí da Globo, bem na semana que eu tinha acabado de sair. Era tudo o que eu queria fazer, sabe? É um projeto importante que fala sobre temas importantes e relevantes, que as pessoas precisam saber mais”, iniciou a atriz.

Foto mostra mulher em carro, sorrindo e olhando para trás - Metrópoles

A ideia inicial é que o curta fosse gravado no Brasil, mas uma mudança no processo criativo fez com que Vanessa e Giuliana viajassem para a África do Sul.

“É muito grande a responsabilidade de representar um país de 300 milhões habitantes com uma diversidade tão grande. A mulher brasileira é plural, a gente não pode definir em uma pessoa só. Quem é essa mulher?”, explica a diretora do curta.

“Pra mim, foi importante trazer essa personagem como uma brasileira morando na Índia. Era uma oportunidade dramática que a gente não podia ignorar”, completa.

Além de Maré, a coleção Florescendo conta com os curtas Period, Alta, Kifungo e Aféfé. O produto está disponível no catálogo da Paramount+ desde 1º de março. Na MTV, a estreia será no dia 8 de março, às 22h45.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comEntretenimento

Você quer ficar por dentro das notícias de entretenimento mais importantes e receber notificações em tempo real?