metropoles.com

Bailarina desbrava o mar no espetáculo “O Silêncio do Mundo”

Peça estreia nesta quinta (18/2), às 20h, e se estende por dois fins de semana. Trabalho da atriz e coreógrafa Juana Miranda traz direção do cineasta Iberê Carvalho e da dramaturga Larissa Mauro

atualizado

Compartilhar notícia

Diego Bresani/Divulgação
Diego Bresani/Divulgação
1 de 1 Diego Bresani/Divulgação - Foto: Diego Bresani/Divulgação

Num palco transformado em espelho d’água, Juana Miranda exibe movimentos como se estivesse a bordo de um barco, no meio do oceano. Ali, nessa expedição que envolve corpo e mente, a atriz vive uma mulher que decide abandonar o frenesi da grande cidade e partir em busca de algo que lhe dê um novo sentido. É o que promete o espetáculo “O Silêncio do Mundo – Velejando em Solitário”, que estreia nesta quinta (18/2), no Centro Cultural Banco do Brasil.

Há muito de autêntico nessa experiência ficcional de Juana. Afinal, além de bailarina desde criança, ela é Mestre Amador, com licença para conduzir embarcações em regiões costeiras. Seu terceiro trabalho autoral reúne esses dois universos aparentemente distantes: a coreografia e o mar. Ela conheceu a imensidão azul quando começou a namorar com seu atual marido, Helio Almeida. “Antes, não entraria num barco”, brinca.

No ano seguinte, ele deu a volta ao globo em um veleiro. Juana se encantou pelo mundo náutico, a ponto de buscar conhecimento específico sobre navegação, construção de barcos e direção. “Isso foi ficando emocional, especialmente para quem trabalha com arte e quer dividir isso com as pessoas”, analisa. “Queria criar uma linguagem que utilizasse as duas coisas”. 

Veja galeria de fotos do espetáculo:

0

 

Expedição sentimental e senso de aventura
Para dar forma a “O Silêncio do Mundo”, Juana alinhavou importantes parcerias. A dramaturga carioca Renata Mizrahi assina o texto e Maíra Carvalho cuida da cenografia, que transformou radicalmente o palco do Teatro I do CCBB em um espelho d’água.

Outra preocupação de Juana foi com o fluxo da narrativa. Ela planejou algo parecido com a dinâmica de um filme. Por isso, chamou o cineasta Iberê Carvalho, do longa “O Último Cine Drive-in”, para dividir a direção com Larissa Mauro, atriz da Andaime Cia. de Teatro.

“Queria que realmente fosse uma aventura, com surpresas e miragens. Algo para manter a atenção do espectador. Queremos que o público nem olhe para o relógio, mas navegue junto”, diz a bailarina.

“O Silêncio do Mundo – Velejando em Solitário”
De quinta (18/2) a domingo (21/2), às 20h; e dos dias 25/2 a 28/2, às 20h. Dia 28/2, sessão extra às 17h. Dia 27/2, às 17h, bate-papo com Juana Miranda, a velejadora profissional Christina Amaral e os diretores Iberê Carvalho e Larissa Mauro. No Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB, Setor de Clubes Esportivos Sul, trecho 2, lote 22, 3108-7600). R$ 10 (inteira) e R$ 5 (meia). Não recomendado para menores de 14 anos.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comEntretenimento

Você quer ficar por dentro das notícias de entretenimento mais importantes e receber notificações em tempo real?