metropoles.com

Política nacional inspira a Companhia Brasileira de Teatro em PROJETO bRASIL

Em cartaz no CCBB, montagem inclui música, dança, performances em silêncio e discursos de figuras como José Mujica, ex-presidente do Uruguai

atualizado

Compartilhar notícia

Marcelo Almeida/Divulgação
1 de 1 Marcelo Almeida/Divulgação - Foto: null

A atual situação político-econômico-social do país foi a inspiração da Companhia Brasileira de Teatro para criar a peça PROJETO bRASIL, que o público brasiliense poderá conferir desta quinta (14/1) até domingo (17/1). Em cena, os atores paulistas Giovana Soar, Nadja Naira e Rodrigo Bolzan utilizam a música, a dança e até mesmo o silêncio para mostrar suas impressões sobre a realidade brasileira.

“Há cenas sem diálogos e outras com textos autorais e com forte interação entre atores, cenário e luz”, explica Giovana, que assina a dramaturgia com o diretor Marcio Abreu e o restante do elenco. “Foi uma imersão do grupo. A montagem é o nosso olhar sobre os episódios que o país está passando. A ideia nasceu no início de 2012, depois de um intercâmbio de três anos ao lado da companhia francesa Jackart. Com eles, fazíamos cenas sobre os clichês dos dois países. Ali, percebemos que o tema merecia um olhar mais apurado”.

Foram dois anos de pesquisa e seis meses de trabalhos de dramaturgia. De acordo com a atriz, esse esforço resultou em um material extenso, “suficiente para montar 20 espetáculos”. “O Marcio fez uma seleção do que poderia ter uma interação maior com o público. No resultado final, ficaram elementos como um discurso de Christiane Taubira, ministra da Justiça na França; e a fala de José Mujica, ex-presidente do Uruguai, na Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas, em 2003”.

“Nós vamos dar nome e nós falamos de egoísmo para aqueles que imaginam que uma instituição da República poderia estar restrita a uma categoria de cidadãos. Nós dizemos que sim, que o casamento aberto aos casais de mesmo sexo ilustra bem a divisa da República, a liberdade de se escolher, a liberdade de decidir viver junto. Proclamamos com este texto a igualdade, a igualdade de todos os casais, a igualdade de todas as famílias. (Discurso de Christiane Taubira, ministra da Justiça na França)

Em Brasília, a companhia espera encontrar a boa receptividade que teve em Curitiba e no Rio de Janeiro — cidades por onde PROJETO bRASIL já passou. “Depois das eleições de 2012, o Brasil está à flor da pele. A crise política e econômica virou tema recorrente. Por estarem muito próximos dessas questões, imagino que os brasilienses sejam mais sensíveis ao tema”, comenta Giovana.

Depois do CCBB Brasília, a montagem segue para Manaus, Porto Alegre, Salvador, Belo Horizonte e São Paulo. A ideia é que o espetáculo seja apenas o começo de outros projetos sobre o assunto. “É um tema que ultrapassa o limite da cena. Queremos desmembrá-lo em filme, livro, seminários e colóquios com convidados”.

De quinta (14/1) a sábado (16/1) às 21h; e domingo, às 20h, no Centro Cultural Banco do Brasil (Setor de Clubes Esportivos Sul, Trecho 2, Lote 22; 3108-7600). Ingressos a R$ 10 (inteira) e R$ 5 (meia). À venda na bilheteria do CCBB. Não recomendado para menores de 16 anos.

No dia 15 de janeiro, a companhia irá realizar uma oficina aberta a estudantes e artistas de diversas áreas, com inscrições gratuitas.

 

 

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comEntretenimento

Você quer ficar por dentro das notícias de entretenimento mais importantes e receber notificações em tempo real?