metropoles.com

Mostra com esculturas e fotos de Auguste Rodin fica em cartaz até 5/11

Aberta ao público na quarta (17). a mostra “Auguste Rodin – O Despertar Modernista” possibilita ao público conhecer o processo de trabalho do escultor francês

atualizado

Compartilhar notícia

As Sereias/ Foto: Daniel Pinho/Divulgação
fotoÌ-grafo-Daniel-Pinho-As-Sereias_BAIXA
1 de 1 fotoÌ-grafo-Daniel-Pinho-As-Sereias_BAIXA - Foto: As Sereias/ Foto: Daniel Pinho/Divulgação

A arte de Auguste Rodin ocupa a Galeria Marcantonio Vilaça, do Tribunal de Contas da União (TCU), a partir desta quarta-feira (17/8). A mostra “Auguste Rodin – O Despertar Modernista” reúne 14 esculturas do escultor francês e 36 fotografias do artista em seu ateliê.

“Distantes no tempo, as esculturas de Rodin e a arquitetura de Brasília dialogam, ambas, com a tradição barroca e a clareza do método construtivo”, diz o curador Marcus de Lontra Costa, justificando a escolha de Brasília para abrigar a exibição.

Dez das 14 esculturas exibidas pertencem ao acervo da empresa mineira Vallourec, as outras quatro são do acervo da Pinacoteca do Estado de São Paulo. Também da pinacoteca paulista vêm parte das 36 fotografias que integram a mostra. As demais foram trazidas especialmente pelo Museu Rodin, em Paris.

O artista em seu ateliê
Marcus de Lontra ressalta a possibilidade, criada pela mostra, de o espetador conhecer a vida e a obra desse que é considerado o primeiro escultor da era moderna. Ao passear por  “Auguste Rodin – O Despertar Modernista”, o espectador pode conhecer mais de perto o cotidiano de Rodin em seu ateliê e seu método de trabalho.

As fotografias mostram, por exemplo, como Rodin desenhava suas peças, esculpia em formato menor, fazia os moldes em gesso e depois deixava aos seus assistentes a incumbência de ampliá-las em outros materiais.

“Se as esculturas de Rodin fundam a modernidade e acentuam o início de um movimento que embasa todo o século 20, Brasília representa a apoteose e o ocaso do pensamento e da produção estética modernista”, conclui Marcus de Lontra.

Até 5/11 (sábado). Terça a sábado, das 9h às 19h. No Espaço Cultural Marcantonio Vilaça (Edifício-sede do Tribunal de Contas da União — SAFS, Quadra 4, Lote 1). Entrada franca. Classificação indicativa livre.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comEntretenimento

Você quer ficar por dentro das notícias de entretenimento mais importantes e receber notificações em tempo real?