metropoles.com

Luda Lima e Mariana Carpanezzi lançam livro ilustrado por selo próprio

Em “Histórias de Cavalas”, as escritoras e ilustradoras falam sobre a força do feminino. Lançamento será sábado (8/4), no Objeto Encontrado

atualizado

Compartilhar notícia

Felipe Menezes/Metrópoles
Luda Lima e Mariana Carpanezzi
1 de 1 Luda Lima e Mariana Carpanezzi - Foto: Felipe Menezes/Metrópoles

“Histórias de Cavalas” é um livro que nasceu da amizade entre ilustradora e escritora. Na verdade, as duas escrevem e desenham – não necessariamente nessa ordem. As autoras Mariana Carpanezzi e Luda Lima lançam a publicação neste sábado (8/4), no Objeto Encontrado.

Mariana Carpanezzi veio de Curitiba em 2005, mas se considera brasiliense. Em 2016, ela participou de aulas de aquarela ministradas por Luda Lima. Trocaram livros e ideias. Viraram grandes amigas.

Aos poucos, descobriram uma na outra o par criativo ideal. Em novembro do ano passado, decidiram juntar as ideias no selo Supernova, para lançar livros autorais. “Somos muito fãs uma da outra”, diz Mariana, que adota o nome espiritual Surina Mariana para assinar “Histórias de Cavalas”. Em 2015, ela lançou “O Mundo sem Anéis”, em que narra uma jornada de bicicleta pela Europa.

0

 

A força do feminino
Em março de 2017, elas foram selecionadas para participar da feira Plana, importante circuito de publicações independentes sediado em São Paulo. A ideia de lançar uma obra juntas veio com o livrinho ilustrado “Porque Tudo Começa do Mesmo Lugar”. Mas “Histórias de Cavalas” dá um passo além.

“Falamos do mesmo tema, mas o processo criativo é muito diferente. Na verdade, nós também somos pessoas muito diferentes”, aponta Luda, autora de outros títulos e que divide “Eu Tenho Unhas” (2015) com o poeta Nicolas Behr. A preferência por cavalas em vez de éguas vem de um interesse em falar sobre a força do feminino.

É um arquétipo muito forte, um bicho gigante capaz de se soltar. E égua parece ‘filho duma égua’. A gente tomou essa liberdade poética.

Mariana Carpanezzi

“Histórias de Cavalas” reúne um livro branco, “Treva”, ilustrado e escrito por Luda, e um preto, “Para Astrid, Com Amor”, de Mariana. As narrativas navegam por fugas, memórias e uma intensa busca por liberdade: experiências compartilhadas entre mulheres e cavalas.

“Histórias de Cavalas”, de Luda Lima e Mariana Carpanezzi
Sábado (8 de abril), das 17h às 22h, no Objeto Encontrado (102 Norte, bloco B). Livro à venda por R$ 35 (Ernesto Cafés Especiais, Cobogó e pelo site surinamariana.com).

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comEntretenimento

Você quer ficar por dentro das notícias de entretenimento mais importantes e receber notificações em tempo real?