metropoles.com

Cine Brasília fechado: projeto exibe curtas na área externa do cinema

O Cine Brasília está fechado há três semanas, após encerramento do contrato de gestão compartilhada do espaço

atualizado

Compartilhar notícia

Foto: Reprodução
foto colorida de mulher negra sorrindo - metrópoles
1 de 1 foto colorida de mulher negra sorrindo - metrópoles - Foto: Foto: Reprodução

A área externa do Cine Brasília vai se tornar um cinema a céu aberto nesta quinta-feira (29/2). Com o cinema fechado desde 8 de fevereiro, devido ao fim da gestão compartilhada entre a Box Cultural e a Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Distrito Federal (Secec – DF), o coletivo Cinema no Olho da Rua resolveu ocupar o espaço para a exibição de filmes.

Ao todo, serão apresentados sete curtas-metragens do lado de fora do cinema, a partir das 20h. “Essa sessão é sobre o que perdemos na vida e reencontramos no cinema. Selecionamos curtas nacionais contemporâneos que nos lembram desse encontro”, afirma o coletivo formado pela produtora e estudante de cinema Bárbara Augusto, a arquiteta Lara Alves e o músico e produtor Raphael Homar.

foto colorida de musicos tocando e homem no meio cantando - metrópoles
Rei da Ciranda Pesada

A ideia é que as pessoas levem cangas e cadeiras para sentar e assistir algumas produções nacionais que costumam ter espaço apenas nas telas do Cine Brasília. Entre os filmes selecionados estão os curtas Quartas de Final ou Porque eu Decidi Torcer Contra o Brasil, dirigido por Dario Lopes e Vinícius Campos; Paisagem em Chamas, de Silvino Mendonça; e Rei da Ciranda Pesada, de Cíntia Lima.

“Estamos com saudades dos filmes e da troca que o Cine Brasília proporciona. Quando perdemos, nos demos conta da falta que faz um cinema público e com uma programação sem compromissos comerciais. Ele era o único cinema da cidade a exibir curtas-metragem com regularidade”, destaca o grupo, que lembra ainda que o espaço tinha ingressos no valor máximo de R$ 20, além de sessões gratuitas regulares, e fica próximo a uma estação de metrô, o que facilita o acesso a uma parte da população.

O coletivo Cinema no Olho da Rua escolheu o 29 de fevereiro com alguns motivos. Além de ser o último dia oficial da gestão atual e data sem previsão de chuva no DF nos próximos dias, é também o dia em que o cinema completa três semanas fechado. Além disso, a quinta é o dia em que os filmes são lançados nas telonas.

“Fazer uma sessão de curtas brasileiros do lado de fora do Cine Brasília é uma forma de protesto”, avaliam.

Cinema no Olho da Rua
29 de fevereiro, às 20h, na área externa do Cine Brasília. Exibição dos curtas Samuel foi Trabalhar, de Janderson Felipe e Lucas Litrento; Paisagem em chamas, de Silvino Mendonça; Rei da Ciranda Pesada, de Cíntia Lima; Viventes, de Fabrício Basílio; Quartas de Final ou Porque eu Decidi Torcer Contra o Brasil, de Dario Lopes e Vinícius Campos; Nossa Mãe Era Atriz, de André Novais de Oliveira e Renato Novais; e Moventes, de Jefferson Cabral. Acesso gratuito. Verifique a classificação indicativa. 

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comEntretenimento

Você quer ficar por dentro das notícias de entretenimento mais importantes e receber notificações em tempo real?