metropoles.com

Violência doméstica: vítimas terão direito a isenção no transporte

Benefício temporário valerá para vítimas de violência com medidas protetivas de urgência em favor delas e para as acompanhadas pelo Estado

atualizado

Compartilhar notícia

Paulo H. Carvalho/Agência Brasil
Imagem mostra mão espalmada com x em vermelho - Metrópoles
1 de 1 Imagem mostra mão espalmada com x em vermelho - Metrópoles - Foto: Paulo H. Carvalho/Agência Brasil

Mulheres em situação de violência doméstica e os respectivos dependentes estão, a partir desta quarta-feira (6/3), isentas de pagar tarifas nas linhas de transporte coletivo de metrô e ônibus no Distrito Federal.

A medida decorre da promulgação da Lei Distrital nº 7.441/2023, publicada no Diário Oficial (DODF) dessa manhã. A norma havia sido vetada pelo governador Ibaneis Rocha (MDB), mas a Câmara Legislativa (CLDF) derrubou o impedimento.

A dispensa do pagamento das tarifas se direciona às vítimas de violência doméstica com medidas protetivas de urgência em favor delas e àquelas que estejam em processo de acompanhamento por serviços especializados de atendimento às mulheres.

A Secretaria da Mulher ficará a responsável por cadastrar as vítimas e os dependentes delas que precisarem da isenção no transporte coletivo.

O prazo previsto para duração do benefício é de, no mínimo, seis meses, mas com possibilidade de prorrogação. A gratuidade valerá para todos os dias e horários da semana, sem limite diário de viagens, a partir desta quarta-feira (6/3).

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?