metropoles.com

Vídeo: mãe denuncia erro de auxiliar de enfermagem ao vacinar filho

Aline Magalhães Pereira, 41 anos, só percebeu o erro quando viu o frame ampliado da gravação que fez na tarde dessa terça-feira (29/3)

atualizado

Compartilhar notícia

Reprodução/Material cedido ao Metrópoles
Vacina contra Covid-19 é aplicada em criança de 9 anos
1 de 1 Vacina contra Covid-19 é aplicada em criança de 9 anos - Foto: Reprodução/Material cedido ao Metrópoles

Chegou à Ouvidoria do Governo do Distrito Federal (GDF), a denúncia de uma mãe contra uma profissional da Unidade Básica de Saúde 1, do Guará. Aline Magalhães Pereira, 41 anos, levou o filho, de 9, ao posto que fica na QE 6, para que o menino recebesse a segunda dose da vacina contra Covid-19. Na ocasião, a auxiliar de enfermagem que fez a aplicação errou e soltou o imunizante antes de a seringa penetrar o braço do paciente. Depois que o líquido escorreu, a mulher inseriu e retirou a agulha, sem que a vacina tivesse, de fato, sido aplicada.

A mãe só percebeu o erro quando chegou em casa e deu zoom na filmagem que fez. “Fui para casa achando que meu filho estava imunizado. Isso que me revoltou”, conta. Após a aplicação, a auxiliar de enfermagem seca a área com algodão e, rapidamente, cobre o local com a manga da camisa do garoto.

“Achei estranha a técnica dela, a maneira como ela aplicou. Sou dentista, a gente entende um pouquinho da técnica. Todo mundo da área da saúde é passível de erro. Ela errou e escondeu isso”, lamenta.

0

 

Depois de perceber que o filho não estava corretamente imunizado, Aline retornou ao local, cerca de duas horas após o ocorrido, e mostrou o vídeo para a supervisora da UBS. A profissional constatou a falha e, de imediato, aplicou outra dose no menino.

A mãe conta que a criança ainda está com dores no braço, com calafrios e moleza, reações consideradas normais pelas autoridades sanitárias. “Ele não vai a escola hoje, ficará em observação”, explica.

Veja o momento da aplicação:

Revoltada com o descaso da auxiliar, Aline protocolou uma denúncia na ouvidoria do GDF. À mãe, o órgão disse que demorará cerca de 20 dias para realizar a apuração dos fatos. Procurada, a Secretaria de Saúde informou que todas as demandas que chegam à Ouvidoria do órgão são apuradas e que eventuais medidas são adotadas de acordo com cada caso.

Quer ficar ligado em tudo o que rola no quadradinho? Siga o perfil do Metrópoles DF no Instagram.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?