metropoles.com

Turistas do DF ficam ilhados após chuva na Chapada dos Veadeiros

Tromba d’água assustou dez pessoas, entre elas, crianças. Socorristas do Ibama resgataram o grupo e ninguém se feriu

atualizado

Compartilhar notícia

MATERIAL CEDIDO AO METRÓPOLES
poço das esmeraldas chapada dos veadeiros turistas
1 de 1 poço das esmeraldas chapada dos veadeiros turistas - Foto: MATERIAL CEDIDO AO METRÓPOLES

Um grupo de turistas do Distrito Federal ficou ilhado no Poço das Esmeraldas, na Chapada dos Veadeiros, em Alto Paraíso (GO), a 238km de Brasília, por causa de fortes chuvas. A precipitação elevou o nível do rio e uma tromba d’água se formou. Isso impediu que dez pessoas – entre elas, crianças – saíssem do local até a chegada de bombeiros.

O incidente ocorreu no sábado (20/10), à tarde. Parte do grupo tentou atravessar o rio, mas caiu nele. Dois brigadistas do Parque Chapada dos Veadeiros socorreram os turistas após três horas. Um deles, Ismael Soares, filmou o resgate e divulgou o vídeo nas redes sociais. Ninguém se feriu.

Veja o resgate dos turistas:

 

As imagens mostram quando o trio usa um cipó para auxiliar os turistas na passagem pela corredeira, até subirem em uma pedra. O chefe da brigada do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) em Alto Paraíso, o guia turístico Raphael Brigato, socorreu o grupo. Ele contou que parte dos turistas estava em pânico.

“Fomos acionados pelo Corpo de Bombeiros de Planaltina de Goiás para atuarmos no resgate até a chegada deles, pois levariam muito tempo para estar no local. Vimos pessoas, inclusive, crianças, passando mal, com medo e apreensivos. Logo depois, começamos o resgate”, relatou. Segundo ele, o nível do rio subiu em cerca de três minutos.

0

Brigato aconselha os turistas a fazerem marca em pedra, na altura do nível da água. “É importante acompanhar se o rio está subindo ou não. Se aumentar, é preciso sair da água imediatamente, porque vai se formar tromba d’água”, recomenda.

O comandante do Corpo de Bombeiros de Goiás em Planaltina (GO), capitão Pedro Neri, conta que a corporação foi acionada. Porém, no trajeto, recebeu a informação de que os turistas estavam a salvo. Ele destaca a importância de se evitar poços e cachoeiras em épocas chuvosas. “É fundamental manter a calma e procurar local seguro até o volume de água baixar. Só então se deve tentar fazer a travessia”, salienta.

O bombeiro ressalta, também, a importância da companhia de pessoas que conheçam a região e suas características.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?

Notificações