metropoles.com

DF: táxis poderão ter 8 anos e vão aceitar cartão de débito e crédito

Segundo nova lei publicada no DODF, taxistas não vão mais precisar apresentar nada consta de dívidas com o GDF e o INSS para trabalhar

atualizado

Compartilhar notícia

Michael Melo/Metrópoles
Taxistas nova
1 de 1 Taxistas nova - Foto: Michael Melo/Metrópoles

A idade máxima dos carros usados para o serviço de táxi em Brasília aumentou de cinco anos para oito anos. Motoristas deverão oferecer aos passageiros a possibilidade de pagamento no cartão de débito ou crédito. As regras para renovar a autorização também mudaram. Donos de veículos não vão mais precisar apresentar nada consta de dívidas com o Governo do Distrito Federal (GDF) e com o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).

As mudanças fazem parte da Lei nº 6.636, de 22 de agosto de 2019, de autoria do deputado distrital Valdelino Barcelos (PP) e publicada na edição desta segunda-feira (26/08/2019) do Diário Oficial do DF (DODF). Entre donos de veículos e condutores contratados, Brasília tem sete mil profissionais trabalhando nesse serviço. Segundo o presidente do Sindicato dos Permissionários e Motoristas Auxiliares de Táxis do DF (Sinpetaxi-DF), Sued Sílvio, 700 taxistas estavam parados pelo fato de não conseguirem se adequar ao requisitos anteriores.

“Tínhamos 200 motoristas parados porque não conseguiam trocar de carro. A grande crise atinge a todos, inclusive nós na praça. Outros 500 não preenchiam os demais quesitos. Se a pessoa está em débito, como ela vai ganhar dinheiro para quitá-lo, se não puder trabalhar? Com essas mudanças, a gente ganhou fôlego”, assinalou Sílvio. Do ponto de vista do sindicalista, a ampliação da idade dos veículos equilibrou a concorrência com os motoristas de aplicativos. “Eles têm oito anos. Conquistamos a isonomia”, pontuou.

O aumento da idade não compromete a segurança do transporte. Porque aumenta a fiscalização. Os veículos até quatro anos passam por vistoria a cada 12 meses. Carros mais velhos são obrigados a ser vistoriados semestralmente. O controle será mais rígido.

Sued Sílvio, presidente do Sinpetaxi

Para Sílvio, a obrigação do cartão de crédito e débito vai equilibrar a concorrência com os motoristas de aplicativos. “A gente estima que apenas 5% dos taxistas aceitem os cartões. Agora, todos deverão ter o equipamento. Existem máquinas gratuitas, alugadas e que podem ser compradas. O GDF deverá normatizar os modelos, mas todas deverão ter Wi-Fi próprio”, comentou. Se o motorista não apresentar o equipamento na sessão de renovação, não vai receber a autorização.

O Ministério Público do DF e Territórios não observou indícios de irregularidade ou vício constitucional na nova lei. No entanto, o texto passará por análise. Caso seja flagrado algum problema, poderá ser apresentada uma Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI).

Equidade

Segundo a Secretaria de Transporte e Mobilidade, as alterações vão assegurar mais equidade para concorrência entre taxistas e os condutores de aplicativos. “As alterações são pertinentes e favoráveis a uma melhor prestação do serviço”, afirmou a instituição por nota. O governo prometeu fiscalização mais rigorosa.

A regulamentação das máquinas de cartão será definida em portaria. “Já em relação a não obrigação de apresentação de nada consta e de regularidade com o INSS, a nova lei traz como novidade a desburocratização na prestação do serviço de táxi. Isso porque outros profissionais não tem suspenso o seu direito de trabalhar por débitos com o a Fazenda Pública”, completou a pasta. Do ponto de vista do GDF, existem outras formas de cobrança “sem cercear o direito de trabalhar e de gerar receita”.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?