metropoles.com

Psicóloga Márcia de Alencar é a nova secretária de Segurança. Comando da PM também muda

Nomes foram anunciados na manhã desta quarta-feira (6/1) pelo governador Rodrigo Rollemberg

atualizado

Compartilhar notícia

Mirelle Pinheiro/Metrópoles
At-vx0NgS5QdqJAsiEqwWjTeFmxrgV2yu6cPckRDKwHl
1 de 1 At-vx0NgS5QdqJAsiEqwWjTeFmxrgV2yu6cPckRDKwHl - Foto: Mirelle Pinheiro/Metrópoles

O governador Rodrigo Rollemberg (PSB) anunciou nesta quarta-feira (6/1) o nome da psicóloga Márcia de Alencar Araújo para ocupar o cargo de secretária de Segurança Pública e da Paz Social. É a primeira mulher a assumir, efetivamente, o comando da pasta. O cargo estava vago desde o dia 5 de novembro do ano passado, quando Arthur Trindade pediu demissão, após se desentender com o comandante-geral da Polícia Militar (PMDF), coronel Florisvaldo Cesar. Desde então, a secretária-adjunta Isabel Seixas assumiu a pasta interinamente. O comando da PM também está em novas mãos: sai Florisvaldo e entra o coronel Marco Antônio Nunes.

O anúncio não estava previsto na agenda do chefe do Executivo e ocorreu horas depois de um menino ser esfaqueado durante um assalto no Lago Norte ao defender a mãe e moradores de uma casa do Lago Sul ficarem reféns de bandidos armados. Ao anunciar as mudanças, o governador destacou: “Tenho convicção de que temos a melhor polícia do Brasil. Vamos continuar aprimorando para ter uma polícia cidadã.”

Márcia de Alencar ocupava a subsecretaria de Segurança Cidadã da pasta. Psicóloga, bacharel em Direito, mestre em Sociologia, e com formação em Gestão Pública, foi consultora do Ministério da Justiça em Alternativas Penais e das Nações Unidas em Prevenção e Justiça Criminal em Moçambique. Integrou a coordenação executiva da Conferência Nacional de Segurança Pública com Cidadania, o Comitê Executivo do Pacto pela Vida de Pernambuco e atuou no Programa Nacional de Segurança com Cidadania (Pronasci). Foi ainda secretária executiva de Segurança Cidadã de Jaboatão dos Guararapes.

 

Mestrando em Ciência Política, é pós-graduado em Direito Penal, Direito Processual Penal e Docência do Ensino Superior e fundador do Instituto Superior de Ciências Policiais, o conorel Nunes é bacharel em Direito e em Segurança Pública, especialista em Ciências Policiais e Estratégia em Segurança Pública. Dentro da corporação ocupou os cargos de chefe da Assessoria Parlamentar da PMDF, foi secretário-geral, chefe do Centro de Inteligência, chefe do Estado Maior, e subcomandante-geral.

Confira as prioridades do novo comandante da PMDF:

 

O comando da Polícia Civil não foi alterado. O delegado Eric Seba foi mantido. Já o novo subcomandante da PM é o Coronel Marcos de Araújo.

Crise
Arthur Trindade entrou no governo para compor uma equipe de secretários técnicos. Sociólogo, o professor da Universidade de Brasília (UnB) levava à frente o programa Viva Brasília – Nosso Pacto Pela Vida. Mas não era unanimidade entre as categorias justamente por não ser de nenhuma corporação.

O estopim da crise que culminou na saída de Trindade foi o incidente com os professores. No fim da tarde de 28 de outubro do ano passado, o comandante-geral da PM não avisou o secretário Arthur Trindade que chamaria o Batalhão de Choque para conter a manifestação dos professores, que bloqueava o trânsito na saída do Eixão Sul.

Trindade não achou de bom tom. A repercussão política foi pesada, já que a polícia usou balas de borracha e bomas de efeito moral, e o secretário aproveitou para fazer cobranças ao comandante. Florisvaldo Cesar admitiu que havia tomado a decisão sozinho. Os dois bateram boca e os ânimos precisaram ser acalmados por integrantes do governo.

Confira um pouco como pensa a nova secretária sobre os principais alicerces para a construção da política pública:

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?