metropoles.com

Saúde registra 19.211 casos de dengue no Distrito Federal

Brazlândia segue como região administrativa recordista, com 1.935 infectados; seguida de Ceilândia, com 2.174; e São Sebastião (1.723)

atualizado

Compartilhar notícia

Venilton Kuchler/ANPr
aedes
1 de 1 aedes - Foto: Venilton Kuchler/ANPr

Desde janeiro, foram registrados no Distrito Federal 19.221 casos prováveis de dengue, doença transmitida pelo mosquito Aedes aegypti. O número consta do Informativo Epidemiológico nº 31, divulgado pela Secretaria de Saúde nesta quarta-feira (3). O levantamento mostra que 16.823 pacientes residem no DF — eles representam 87,57% dos registros. Brazlândia segue como região administrativa recordista, com 1.935 infectados; seguida de Ceilândia, com 1.864; e São Sebastião (1.723).

Os outros 2.398 registros referem-se a pessoas que não moram em Brasília, mas receberam o diagnóstico na rede pública distrital de saúde. Goiás é a origem de 99% dos casos de moradores de fora do DF. A maioria deles vem dos municípios da Região Integrada de Desenvolvimento do Distrito Federal e Entorno (Ride), como Águas Lindas de Goiás, Cidade Ocidental, Luziânia, Novo Gama, Padre Bernardo, Santo Antônio do Descoberto e Valparaíso de Goiás.

O boletim mostra ainda que 19 notificações são de residentes de outras unidades da Federação. De Minas Gerais, são seis pessoas. Da Bahia, de São Paulo e do Tocantins, duas cada uma. Ceará, Espírito Santo, Mato Grosso, Piauí, Rio Grande do Norte, Rio de Janeiro e Rondônia são os estados dos outros pacientes.

O boletim também aponta que, desde a primeira semana de janeiro, foram registradas 29 ocorrências graves da dengue. Dessas, 14 evoluíram para óbito.

Casos de chikungunya e zika em Brasília
O informativo mostra ainda que, no período pesquisado, 909 pessoas apresentaram suspeita de febre chikungunya, também causada pelo Aedes aegypti. Do total, 777 residem em Brasília e 132 são de outras unidades da Federação. As regiões administrativas com maior incidência da doença foram Ceilândia (19 casos), Taguatinga (16), Samambaia (14), Gama (12) e Asa Norte (9).

Em relação aos casos de zika, Brasília registrou, desde janeiro deste ano, 195 casos prováveis. Desses, 38 foram em gestantes: 25 do Distrito Federal e 13 de outras unidades federativas.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?