metropoles.com

Saúde autoriza 117 leitos com suporte ventilatório pulmonar para o DF

Vagas serão destinadas ao tratamento contra a Covid-19, para pacientes que não estão em estado grave, mas precisam de suporte de oxigênio

atualizado

Compartilhar notícia

Aline Massuca/Metrópoles
Hospital Ronaldo Gazolla, referência no tratamento de Covid no Rio de janeiro pacientes uti
1 de 1 Hospital Ronaldo Gazolla, referência no tratamento de Covid no Rio de janeiro pacientes uti - Foto: Aline Massuca/Metrópoles

O Ministério da Saúde autorizou a abertura de 117 leitos de suporte ventilatório pulmonar (LSVP) para atendimento exclusivo aos pacientes confirmados ou com suspeita de Covid-19, em caráter excepcional e temporário, para o Distrito Federal.

Os leitos possuem estruturas mais simples que uma unidade de terapia intensiva (UTI) e serão destinados ao tratamento de pacientes que não estão em estado grave da doença, mas precisam de suporte de oxigênio.

O valor do repasse mensal será superior a R$ 27,2 milhões, retroativo à competência do primeiro trimestre de 2021, para 12 estados e para o Distrito Federal.

Na terça-feira (30/3), o Distrito Federal bateu recorde de mortes por Covid-19 registradas em um único dia. Foram 94 óbitos em decorrência da doença. Com isso, a média móvel de mortes por coronavírus, na unidade federativa, subiu para 58,4. Foi o quinto dia consecutivo que a taxa atingiu o mais alto número desde o início da pandemia.

A taxa de ocupação de unidades de terapia intensiva (UTIs) voltadas para pacientes com Covid-19 na rede privada do Distrito Federal atingiu 96% na manhã desta quarta (31/3).

Há nove hospitais com leitos de UTI Covid públicos 100% ocupados no DF. Existem vagas no Hospital da Criança (quatro pediátricas), no Hospital de Campanha da Polícia Militar (sete adultas), no Hospital Regional da Asa Norte (duas neonatais), no Hospital de Santa Maria (duas adultas), no Hospital Regional de Ceilândia (uma adulta) e no Hospital São Francisco (uma adulta).

Pacientes moderados

A pasta federal da Saúde informou que, anteriormente, apenas hospitais de campanha e hospitais gerais poderiam ter esses leitos, voltados a pacientes de Covid-19 que não evoluíram para estado grave, mas que necessitam de suporte de oxigênio. Os leitos de suporte ventilatório pulmonar estão aptos a receber pacientes moderados, para tratamento adequado.

O objetivo da ampliação de cobertura desses leitos é ajudar a aliviar a rede de saúde em todo o Brasil, além de fortalecer o SUS e levar atendimento mais qualificado à população. A medida não se aplica aos leitos operacionais existentes na sala vermelha da UPA 24h.

Para solicitar autorização desses leitos, as unidades de saúde devem observar as orientações sanitárias previstas em nota técnica da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

O pedido de autorização para o custeio dos leitos Covid-19 é feito pelas secretarias estaduais e municipais de saúde, que garantem a estrutura necessária para o funcionamento dessas unidades.

Entre os aspectos observados nas solicitações de autorização, estão a curva epidemiológica do coronavírus na região, a estrutura para manutenção e funcionamento da unidade intensiva, e o corpo clínico para atuação.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?