metropoles.com

Regulamentação de clínicas veterinárias em Brasília é aprovada na CLDF

Projeto de lei vai à sanção do Executivo. Para autor, clínicas da região central de Brasília vivem insegurança jurídica

atualizado

Compartilhar notícia

Freepik
Cachorro no veterinário
1 de 1 Cachorro no veterinário - Foto: Freepik

A Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF) aprovou nesta terça-feira (23/2) projeto de lei que estabelece condições para o funcionamento de clínicas veterinárias no Plano Piloto.

A proposta é de autoria do deputado Rodrigo Delmasso (Republicanos) e regulariza o funcionamento desses estabelecimentos, que têm enfrentado problemas para renovar seus alvarás na região central de Brasília.

De acordo com o projeto, as clínicas poderão atender animais de estimação de pequeno porte. Ou seja, todas as raças de cães e gatos, pequenos mamíferos, aves e répteis considerados como animais de companhia.

Ficam autorizadas ainda a realizar consultas, tratamentos clínico-ambulatoriais, exames e diagnósticos, podendo ou não realizar cirurgia e internação, sob a responsabilidade técnica, supervisão e presença de médico-veterinário durante todo o período previsto para o atendimento ao público e/ou internação.

O texto detalha ainda diversas regras para funcionamento do negócio. O autor da matéria argumenta que o PLC vai dar segurança jurídica para as clínicas veterinárias localizadas nas asas Sul e Norte.

“Além de não ter desenvolvido todo o seu potencial, o mercado veterinário do Distrito Federal vive insegurança jurídica. Um total de 400 clínicas das 1.067 existentes corre o risco de fechar desde que uma decisão da Justiça suspendeu alvarás transitórios de estabelecimentos comerciais, os chamados alvarás precários”, aponta Delmasso.

O projeto segue agora à apreciação do governador Ibaneis Rocha (MDB), para sanção ou veto.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?