metropoles.com

Protesto bloqueia trânsito na Estrutural contra retirada de invasão

Segundo a PM, cerca de 40 moradores do Setor de Chácaras Santa Luzia fecharam parte da via, no sentido norte, causando engarrafamento

atualizado

Compartilhar notícia

DER/Divulgação
fogo6
1 de 1 fogo6 - Foto: DER/Divulgação

Manifestantes bloquearam o trânsito na pista Norte (reversa) da Estrutural, na manhã desta quarta-feira (20/3). Uma barreira com fogo e pneus foi montada no Km 6, próximo ao viaduto do Jóquei. O Corpo de Bombeiros e a Polícia Militar acompanham o ato. O protesto causa um grande congestionamento na via.

Segundo a PM, cerca de 40 pessoas reivindicam contra operação da Secretaria da Ordem Pública e Social do Distrito Federal (Seops) que teve início nessa terça (19), no Setor de Chácaras Santa Luzia.

0

 

A operação é realizada pelo DF Legal. Na terça, foram removidas 60 unidades habitacionais, entre barracos de alvenaria, madeira e lona. A estimativa é que haja uma média de 300 novas construções na região para serem retiradas. Em janeiro, o governo removeu 900.

As novas edificações, segundo o GDF, foram erguidas em área denominada de faixa de tamponamento, que é importante para a proteção de danos ambientais e que fica junto ao Parque Nacional de Brasília.

De acordo com Georgeano Trigueiro Fernandes, o órgão tem trabalhado para identificar e coibir novas ocupações irregulares no DF. Segundo ele, a ocupação do local é antiga e teve início ainda junto com a Estrutural. Mas, no período compreendido entre o final de dezembro de 2018 e o início de janeiro de 2019, novas edificações começaram na região. Os invasores são da Cidade Estrutural e de outras regiões do DF.

“Começamos um planejamento para definir a melhor forma para realizar a ação”, pontuou Georgeano. “Verificamos, primeiramente, de onde essas pessoas são e o tempo de ocupação.”

As outras ocupações anteriores a dezembro de 2018 e janeiro de 2019, explicou, vão ser removidas, ou as pessoas serão realocadas em outras moradias, conforme estudo feito pela Companhia de Desenvolvimento Habitacional do Distrito Federal (Codhab/DF).

O diretor-presidente do DF Legal explica que o órgão está trabalhando em um levantamento para identificar outros pontos irregulares e remoções que poderão ser feitas. (Com informações da Agência Brasília)

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?