metropoles.com

TJDFT determina corte na gratificação de 21 mil servidores do GDF

O tribunal de contas considerou inconstitucional uma vantagem incorporada aos vencimentos dos servidores em 2011. Salários já ficarão reduzidos no próximo mês

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Daniel Ferreira/Metrópoles
Tribunal de Justiça do DF
1 de 1 Tribunal de Justiça do DF - Foto: Daniel Ferreira/Metrópoles

O Governo do Distrito Federal (GDF) vai começar a cumprir uma determinação do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios (TJDFT) de cortar gratificações incorporadas aos salários de 21 mil servidores do DF. A órgão considerou inconstitucional vantagens somadas aos vencimentos desde 2011. Os cortes serão feitos a partir do próximo pagamento, segundo a Secretaria de Planejamento, Orçamento e Gestão do DF (Seplan). A pasta garante que a decisão não determina que os valores recebidos anteriormente sejam devolvidos.

Segundo a Seplag, o TJDFT julgou inconstitucional o artigo 5º, parágrafo único, da Lei nº 4.584/2011, que transformou em Vantagem Pessoal Nominalmente Identificada (VPNI) a incorporação de décimos à remuneração dos servidores pelo exercício de cargo em comissão no âmbito do DF. A decisão é de 2013.

Com a determinação, a Seplag procurou a Procuradoria-Geral do DF (PGDF) para saber como cumprir a decisão. No ano passado, a PGDF informou que “todas as revisões de quintos e décimos feitas com base no artigo 5º, parágrafo único, da Lei Distrital nº 4.584/2011, deveriam ser imediatamente desfeitas”. A Seplag explicou que, apesar de o parecer sugerir a devolução dos valores de VPNI recebidos desde 2011, não houve solicitação neste sentido.

A Seplag ainda não tem o levantamento do valor que deixará de ser repassado aos servidores e o impacto disso nos cofres do DF, mas esclareceu que “não se pode dizer que os salários serão reduzidos, mas sim que valores pagos indevidamente deixarão de ser feitos”. O Metrópoles ligou para o Sindicato dos Servidores Públicos Civis da Administração Direta, Autarquias, Fundações e Tribunal de Contas do DF (Sindireta), mas não conseguiu contato até a publicação da matéria.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?