metropoles.com

Joe Valle assume supersecretaria do GDF

A saída do deputado distrital abre vaga para o PSB, partido do governador Rodrigo Rollemberg, na Câmara Legislativa

atualizado

Compartilhar notícia

Bruno Pimentel/Metrópoles
Deputados Distritais
1 de 1 Deputados Distritais - Foto: Bruno Pimentel/Metrópoles

Depois de intensa negociação, está fechado: Joe Valle (PDT) será o primeiro deputado distrital a assumir uma vaga no primeiro escalão do Executivo. O deputado distrital será o chefe da Secretaria de Trabalho, Desenvolvimento Social e Direitos Humanos. A nomeação será nesta sexta-feira (16/10).

O governador Rodrigo Rollemberg anunciou na última terça-feira (13) uma redução no número de secretarias, de 24 para 17. Apresentou, em entrevista coletiva, o nome de todos os titulares, mas a maior pasta ficou sem um secretário. Nos bastidores, Joe exigia do governador a separação da Secretaria de Agricultura e Desenvolvimento Rural da supersecretaria para manter José Guilherme no cargo. Conseguiu.

Em troca, Rollemberg continua com o apoio do PDT e ainda ganha um deputado do PSB na Câmara Legislativa para reforçar a base de apoio. No lugar de Joe, quem assume a cadeira no Legislativo é o suplente Roosevelt Vilela, do mesmo partido do governador.

O novo secretário terá a missão de gerir a pasta com 20% a menos no quadro de pessoal, uma vez que o governador determinou que ele faça a redução tão logo assuma o cargo. Cerca de 1,5 mil servidores estarão sob o guarda-chuva de sua administração, entre efetivos e comissionados.

Um dos compromissos de Joe assim que acertou sua ida para o Executivo foi o de dar continuidade a programas sociais, como Bolsa Família.

Para contornar a falta de recursos, o deputado promete aplicar uma política de solidariedade, “baseada no incentivo ao microempreendedor individual, com acesso a microcréditos”.

De volta para o Senado
Joe Valle não é a única novidade do dia. O ex-secretário de Mobilidade Carlos Tomé disse, em uma festa de despedida com servidores da pasta, que volta para o Senado. Ele rejeitou o convite de Rodrigo Rollemberg (PSB) para assumir a chefia do Gabinete do Governador.

Na nova estrutura administrativa, a Mobilidade ficou com Marcos Dantas, ex-secretário de Relações Institucionais. Tomé foi preterido e perdeu a vaga para o seu colega de partido e presidente do PSB.

Leia a análise do jornalista Maranhão Viegas

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?