metropoles.com

Polícia prende ex-gestor de consórcio criado pelo GDF e GO por desvios

Segundo investigações, irregularidades foram detectadas entre os anos de 2014 e 2015 no Corsap, destinado a manejo do lixo e águas pluviais

atualizado

Compartilhar notícia

Michael Melo/Metrópoles
arquicelso bites
1 de 1 arquicelso bites - Foto: Michael Melo/Metrópoles

Nesta terça-feira (30/5), a Polícia Civil deflagrou a Operação Corsap, que investiga denúncias de irregularidades no Consórcio Público entre os governos do Distrito Federal e de Goiás, criado para execução de manejo de resíduos sólidos e águas pluviais.

Na ação da Delegacia de Repressão aos Crimes contra a Administração Pública (Decap), um ex-superintendente do consórcio, Arquicelso Bites Leão Leite (foto principal), foi preso preventivamente e o seu primo, o policial militar Edson Cândido Ismael Junior, conduzido coercitivamente à delegacia. Além disso, foram cumpridos dois mandados de busca e apreensão para localização de documentos ligados à operação. Todos em Valparaíso de Goiás (GO).

De acordo com as investigações da Decap, Arquicelso Bites realizou desvios de recursos financeiros por meio de contratos fictícios e pagamentos de serviços não efetuados. As ações criminosas ocorreram durante a gestão dele, de janeiro de 2014 a dezembro de 2015, como superintendente do consórcio Corsap DF/GO.

Começamos a investigar e descobrimos que esse superintendente se apropriou de praticamente todo o montante de um contrato falso no valor de R$ 140 mil. O documento teria sido firmado com uma empresa, a DF Comunicação, de Valparaíso (GO). Ela foi contratada por esse consórcio para prestar um pequeno serviço, inicialmente, e, a partir daí Arquicelso utilizou, de forma fraudulenta, notas dessa empresa para desviar dinheiro público

Jonas Bessa, delegado-chefe da Decap


Ainda de acordo com o delegado, a investigação não apresenta indícios de que a DF Comunicação obteve vantagem com a fraude. “Acreditamos que ela foi enganada com a suposta promessa de contratos futuros. Os saques foram realizados por funcionários do superintendente com auxilio do policial Edson”, completou. Em apenas uma transferência feita pelo grupo foram movimentados R$ 59 mil. O valor foi depositado nas contas pessoais de Arquicelso e Edson.

No decorrer das apurações da Decap, Arquicelso chegou a tentar atrapalhar os agentes. “Ele instruiu as testemunhas a apresentarem a documentação na delegacia. Ficou nítida a intenção de obstrução das investigações pois as pessoas não sabiam nem mesmo dizer que serviços teriam prestado ao consórcio”, explicou Bessa.

 

Michael Melo/Metrópoles
Jonas Bessa, delegado-chefe da Decap


Edson Junior, alvo de mandado de condução coercitiva, foi surpreendido nesta manhã de terça (30) pela Polícia Civil no batalhão em que trabalha, o BPCães. Na casa dele, no entanto, a polícia encontrou diversos documentos do consócio e as notas da empresa DF Comunicação, além de uma quantidade de dinheiro em espécie.

Arquicelso é figura conhecida do Partido dos Trabalhadores, já teve cargo comissionado no governo Agnelo Quiroz em órgãos de Brasília e atuou na secretaria da Presidência da República também na gestão petista. A Polícia Civil ressalta que outra sempresas que firmaram contrato com o consórcio também serão investigadas. 

Corsap
O consórcio foi criado em 2013, pelo então ex-governador Agnelo Queiroz (PT) e o governador de Goiás Marconi Perilo para ser responsável pela gestão associada dos serviços públicos de resíduos sólidos e de águas pluviais do DF e de 20 municípios goianos: Abadiânia, Água Fria de Goiás, Águas Lindas de Goiás, Alexânia, Cabeceiras, Cidade Ocidental, Cocalzinho de Goiás, Corumbá de Goiás, Cristalina, Formosa, Luziânia, Mimoso de Goiás, Novo Gama, Padre Bernardo, Pirenópolis, Planaltina, Santo Antônio do Descoberto, Valparaíso de Goiás, Vila Boa e Vila Propício.

Consórcio é pessoa jurídica de direito público com natureza de autarquia, integrante da administração indireta das duas unidades da Federação que a constituem, com duração por prazo indeterminado.

 

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?