metropoles.com

PM divulga fotos de facas retidas em escola onde militar ameaçou aluno

Segundo a corporação, existe um “histórico” de violência na escola da Estrutural. Vídeo flagrou militar dizendo que iria “arrebentar” aluno

atualizado

Compartilhar notícia

Divulgação/PMDF
montagem com diferentes fotos de facas lado a lado
1 de 1 montagem com diferentes fotos de facas lado a lado - Foto: Divulgação/PMDF

A Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF) divulgou imagens de facas apreendidas com estudantes do Centro de Educacional (CED) 1 da Estrutural. Foi nesta escola, que tem gestão compartilhada com os militares, que um sargento da corporação ameaçou “arrebentar” um estudante.

Segundo a polícia militar, as armas foram retidas durante o ano letivo de 2022, e representariam o quadro de tensão na unidade escolar. Ainda assim, a PMDF garante que o caso do militar que ameaçou o aluno será apurada “com todo rigor”. As ameaças ocorreram na quinta-feira (5/5).

MP revoga nota que considerava legal projeto de escolas militarizadas

PM que ameaçou “arrebentar” aluno será afastado de escola no DF

“[As ameaças] serão apuradas com todo o rigor. Estamos divulgando as imagens para mostrar que existe todo um histórico que é necessário comentar, não para fomentar discórdia, mas para se encontrar uma solução. Isso tudo é o resultado de algo que acontece desde novembro”, afirmou o porta-voz da PMDF, o capitão Raphael Broocke.

Veja as facas apreendidas pela PMDF:

0

Além das armas apreendidas, a Polícia Militar divulgou prints de um grupo de Whatsapp supostamente gerenciado por estudantes do CED 1, onde estariam planejando depredar o patrimônio da unidade de ensino.

“Levar as coisas pra botar fogo”, teria digitado um aluno. “Quer que eu leve isqueiro? Gasolina aqui não tem”, teria respondido o colega. “Vou quebrar os vidros da porta”, teria dito outro adolescente.

MP investigará caso de PM que ameaçou aluno em escola do DF

Veja as conversas:

0

Sargento que ameaçou é afastado

A PMDF decidiu vai afastar o agente que ameaçou “arrebentar” o estudante do CED 1 da Estrutural. “Sobre a possível ameaça envolvendo um policial militar e um aluno da escola, informamos que o caso será apurado e que os responsáveis serão afastados das atividades”, afirmou a corporação, por nota.

O Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT), a Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF) e a Secretaria de Educação do DF também investigarão o caso.

A escola é palco de confusão desde que a antiga vice-diretora chamou um policial militar de “cagão”. Com a polêmica, a mulher foi exonerada, o que motivou protesto por parte dos alunos.

Veja o vídeo da ameaça:

Nas imagens, o policial é flagrado mandando o garoto colocar as mãos para trás e questiona se o adolescente é corajoso. “Na frente dos outros, você não é machão?”, pergunta o PM. A conversa entre os dois continua sob tom de ameaça. Segundo o estudante, o policial o desrespeitou desde o início do diálogo.

Como resposta, o PM grita para o jovem “abaixar a bola”. Na sequência, o aluno indaga se o militar vai bater nele. “Se precisar, você quer ver? Eu te arrebento”, responde o oficial. No fim do vídeo, outro estudante, que gravou toda a cena, alega que os adolescentes são tratados como bandidos no Centro Educacional.

Quer ficar ligado em tudo o que rola no quadradinho? Siga o perfil do Metrópoles DF no Instagram.

Receba notícias do Metrópoles no seu Telegram e fique por dentro de tudo! Basta acessar o canal: https://t.me/metropolesurgente.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?