metropoles.com

PCDF localiza e prende ex-procurador de Justiça que matou delegado

Crime ocorreu no Ceará, em 2008. De acordo com processo, Ernandes Lopes atirou na cabeça do policial, que morreu na hora, e estava foragido

atualizado

Compartilhar notícia

iStock/Foto ilustrativa
algema prisão
1 de 1 algema prisão - Foto: iStock/Foto ilustrativa

A Polícia Civil do DF localizou e prendeu nesta sexta-feira (29/3), por força de mandado de prisão, Ernandes Lopes Pereira, procurador de Justiça aposentado, condenado por matar o delegado Cid Júnior Peixoto do Amaral, da Polícia Civil do Ceará.

Ele permanecia oficialmente na condição de foragido da Justiça desde o dia 14 de dezembro do ano passado, quando teve sua prisão por condenação decretada pela 1ª Vara da Comarca de Eusébio (CE). A PCDF informou que o condenado foi localizado e preso em um posto de gasolina no Núcleo Bandeirante.

Segundo informações, o delegado, que comandou várias delegacias de polícia da Grande Fortaleza, foi assassinado a tiros na noite de 13 de agosto de 2008, na casa do procurador, no bairro Precabura, em Eusébio.

Ele foi levado a júri popular em outubro de 2017 e condenado pelo Conselho de Sentença do Tribunal do Júri da Comarca de Eusébio, por homicídio qualificado, a 16 anos de prisão em regime fechado. O réu apelou da sentença e conseguiu reduzi-la para 13 anos e nove meses.

Segundo testemunhas, o procurador consumia bebida alcoólica desde o início da manhã do dia do crime e teria perguntado ao delegado: “Você já matou alguém?” Na sequência teria apontado a arma para a vítima “tirar o cartucho do carregador”.

O delegado foi atingido na cabeça, próximo à orelha, e morreu na hora. Os advogados da família do delegado e o Ministério Público defenderam que a ação de Ernandes foi proposital.

O principal argumento da defesa foi o de que o tiro havia sido disparado de forma involuntária e que os reflexos do procurador Ernandes estavam comprometidos pelos efeitos da bebida. Por outro lado, uma perita que trabalhou no caso afirmou, durante o julgamento, que a arma utilizada no crime era uma das mais seguras, pois possuía três travas de segurança.

Nas próximas horas, o Tribunal de Justiça do Ceará será comunicado oficialmente sobre a prisão do ex-procurador no Distrito Federal e será feita a solicitação de sua transferência para a
capital cearense.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?