Inscreva-se no canal MetrópolesTV no YouTube
Distrito Federal

PCDF lança procedimento padrão para casos de homotransfobia

O documento direciona os atendimentos nas delegacias que não são especializadas e explica conceitos de termos como transgênero

21/08/2019 22:11, atualizado 22/08/2019 11:56
Compartilhar notícia
André Borges/Esp. Metrópoles
Pessoas segurando bandeira colorida

A Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF) lançou nesta quarta-feira (21/08/2019) o Procedimento Operacional Padrão (POP) para atendimento dos casos de homotransfobia. A orientação segue recente julgamento do Supremo Tribunal Federal (STF) que enquadra ataques e ofensas à comunidade LGBT na chamada Lei do Racismo até que o Congresso Nacional formule norma específica.

A capital da República possui uma unidade policial direcionada a esse grupo, a Delegacia Especial de Repressão aos Crimes por Discriminação Racial, Religiosa ou por Orientação Sexual ou Contra a Pessoa Idosa ou com Deficiência (Decrin), mas qualquer uma pode fazer atendimento. Por isso, as políticas para acolhimento dos casos de homotransfobia foram centralizadas no POP.

Receba no seu email as notícias de Metrópoles DF

Frequência de envio: Diário

Ver todas as newsletters

O documento explica, por exemplo, os conceitos de sexo biológico, identidade de gênero, orientação sexual, transexual, travesti, transgênero, heteronormatividade, nome social e população LGBT. Frisa, também, que a pessoa LGBT deve ser tratada com dignidade e respeito, além de ser acolhida com empatia. “Em relação à pessoa transgênero feminina, não é adequado e nem educado perguntas referentes à realização ou não da cirurgia de mudança de sexo”, acrescenta um trecho.

A homotransfobia não é crime autônomo, mas se caracteriza na motivação de delitos diversos, como estupro, roubo e preconceito. “Quanto mais informação, menos preconceito e crimes motivados por essa aversão e ao ódio à população LGBT teremos”, disse ao Metrópoles a delegada-chefe adjunta da Decrin, Cyntia Silva.

A capacitação dos servidores da PCDF contou com a participação da Subsecretaria de Políticas de Direitos Humanos e Igualdade Racial, da Secretaria de Justiça e Cidadania.

Leia à íntegra do POP:

Polícia Civil: POP homotran… by Metropoles on Scribd