metropoles.com

Ônibus do DF divulgam canais para denúncia de violação de direitos

Iniciativa começou a ser veiculada nesta semana. Centros de Formação de Condutores também compartilharão as informações

atualizado

Compartilhar notícia

Divulgação
campanha – ministério da mulher
1 de 1 campanha – ministério da mulher - Foto: Divulgação

Fruto de parceria da Ouvidoria Nacional de Direitos Humanos (ONDH), Ministério da Mulher, Detran-DF e a Secretaria de Transporte e Mobilidade (Semob), os ônibus das empresas Piracicabana e Pioneira iniciaram nesta semana a divulgação dos canais de enfrentamento às violações de direitos, o Disque 100 e Ligue 180.

Assista:

A cooperação também prevê a disseminação das informações nos Centros de Formação de Condutores. Para a coordenadora-geral do Sistema Integrado de Atendimento às Mulheres em Situação de Violência do Ligue 180, Vanessa Berbel, o fácil acesso do cidadão ao conteúdo estimula a cultura da denúncia, refletindo em mais proteção a quem precisa.

“Uma ferramenta importante de enfrentamento à violência é que as pessoas saibam quais são os seus direitos e quando eles forem violados, que denuncie. A denúncia traduz em voz a violação sofrida e permite que as autoridades reajam e enfrentem a violência”, destacou.

Somente em 2021, 4.165 denúncias de violação de direitos foram registradas no Distrito Federal. O maior número de casos de violências ocorreu contra crianças e adolescentes (1.181), seguido pela violência contra a pessoa idosa (1.115) e a violência doméstica e familiar contra a mulher (962 registros).

Canais de denúncias

O Disque 100 e o Ligue 180 são os serviços gratuitos para denúncias de violações de direitos humanos e de violência contra a mulher, oferecidos pelo ministério por meio da Ouvidoria Nacional de Direitos Humanos (ONDH).

Qualquer cidadão pode denunciar pelos canais, que funcionam 24h por dia, incluindo sábados, domingos e feriados. Além de cadastrar e encaminhar os casos aos órgãos competentes, a ONDH recebe reclamações, sugestões ou elogios sobre o funcionamento dos serviços de atendimento.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?