metropoles.com

Obra de melhoria da Caesb interrompe fornecimento de água em regiões do DF. Confira

A companhia faz interligação de unidade de bombeamento aos novos reservatórios de Brasília

atualizado

Compartilhar notícia

Reprodução/Facebook/Caesb
caesb
1 de 1 caesb - Foto: Reprodução/Facebook/Caesb

A interligação da unidade de bombeamento aos novos reservatórios do Plano Piloto, feita pela Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal (Caesb) nesta terça-feira (28/7), vai garantir uma melhoria nas condições de abastecimento. Assim, o antigo reservatório da ETA Brasília será desativado definitivamente.

Para que todas as mudanças sejam realizadas e o serviço melhore, o fornecimento de água vai ser interrompido das 8h desta terça-feira (28/07) às 8h de quarta-feira (29/7), no Guará, no Cruzeiro, no Sudoeste e no Plano Piloto.

“É um grande investimento que o governo do DF está fazendo para melhorar a vida da população. Estamos entregando um sistema moderno, como a nossa cidade merece. Mesmo em tempos de pandemia, mantemos os serviços essenciais, como o fornecimento de água e a coleta e tratamento de esgoto em todas as cidades”, afirma o governador do DF, Ibaneis Rocha (MDB).

Segundo ele, a obra é de suma importância e os novos reservatórios darão segurança hídrica a várias regiões pelos próximos 50 anos, no mínimo. Um ponto importante, destacado pelo presidente da Caesb, Daniel Rossiter, é a inovação do sistema.

“Os novos reservatórios são mais modernos, tecnológicos e de fácil manutenção. O antigo cumpriu a sua função, mas não era mais útil para os dias atuais. É um grande legado que o governador Ibaneis Rocha vai deixar para a nossa cidade.”

Confira quais as regiões serão afetadas:

  • GUARÁ (Toda localidade): Guará I, Guará II, Setor Habitacional Lúcio Costa, Expansão do Guará, SOF do Guará; Carrefour, Setor Park Sul, Super Quadra Park Sul – SQPS; Setor de Garagens e Concessionárias de Veículos – SGCV, Setor de Oficinais Sul – SOFS, Setor de Múltiplas Atividades Sul – SMAS (todo), Metrô-DF – Park Shopping, Leroy Merlin, Extra Hipermercado, Casa Parque, Florida Mall, Super Quadra Brasília – SQB, Colônia Agrícola Águas Claras Chácaras – CAAC; Colônia Agrícola Bernardo Sayão – CABS; Colônia Agrícola IAPI.
  • CRUZEIRO: Cruzeiro Novo, Setor Residencial Interno – SRI e Octogonal.
  • SUDOESTE: Toda localidade (inclusive Observatório Meteorológico – INMET).
    SIA: Toda localidade (exceto Setor de Inflamáveis – SIN).
  • BRASÍLIA: Setor de Garagens Oficiais – SGO (todo); Setor de Indústrias Gráficas – SIG (todo); Setor de Abastecimento e Armazenamento Norte – SAAN (todo); Setor Militar Urbano – SMU (exceto Hospital Militar de Área de Brasília – HMAB); RCGD (todo, inclusive BGP); Setor de Múltiplas Atividades Norte – SMAN (todo); Setor de Oficinas Norte – SOFN (todo); Setor Policial Sul – SPS (todo); Setor de Administração Municipal – SAM (todo, inclusive: TCB, SLU, TCDF, MPDFT, Palácio do Buriti e TJDFT) Centro de Convenções e Torre de TV; Setor de Grandes Áreas Sul – SGAS 901 a 908; Setor Habitacional de Casas Geminadas Sul – SHCGS 702 a 708, Comércio Local Sul – CLS 702 a 708; Administração do Parque da Cidade; Instituto Médico Legal – IML; Setor Recreativo Parque Norte (todo); Parque Ferroviário de Brasília (Rodoferroviária); Setor Policial – SPO (todo); Setor Terminal Sul – STS (todo).
0

 

Emergências

Se for o caso, as unidades de saúde das regiões afetadas serão atendidas com caminhão-pipa. Pela lei, as unidades usuárias devem ter um reservatório com volume mínimo ao que se consome diariamente. Desse modo, é pouco provável que a falta de água atrapalhe os moradores.

De acordo com a Resolução da Adasa nº 14, de 27 de outubro de 2011, o usuário é responsável pela limpeza e desinfecção da instalação predial de água e do reservatório predial antes da ligação definitiva de água, e posteriormente pela limpeza e desinfecção semestral do reservatório predial.

O Reservatório da Estação de Tratamento de Água Brasília existe há 60 anos, opera com 70% da capacidade nominal e chegou ao fim da vida útil. Assim, dois novos reservatórios metálicos de 15.000 m³ cada estão sendo erguidos. A obra conta com investimento de R$ 35 milhões, com recursos do BID, e começou em fevereiro de 2019, a partir da construção dos reservatórios metálicos de aço carbono.

Os novos reservatórios vão possibilitar o aumento da disponibilidade hídrica à população que já é abastecida pela ETA Brasília, local onde eles estão abrigados. E ainda vai permitir a diminuição do risco de falta d’água, devido ao aumento da capacidade de reservação. A implantação proporcionará maior segurança operacional, flexibilidade, robustez e maior autonomia na operação do sistema, além de exigir menor manutenção.

Todos os avisos de falta d’água estão disponíveis para consulta nos canais de atendimento ao cliente:

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?