metropoles.com

Por denúncia de desvio de diárias, coronel tem candidatura ameaçada

O oficial recebeu vantagem pecuniária a título de indenização de transporte no valor de R$ 59.842,69 irregularmente

atualizado

Compartilhar notícia

Reprodução
comandante do Bope
1 de 1 comandante do Bope - Foto: Reprodução

A Procuradoria Regional Eleitoral no Distrito Federal pediu a impugnação do coronel da Polícia Militar (PMDF) Elziovan Matias Moreno Lima, candidato ao governo do DF pelo Partido Trabalhista Brasileiro (PTB-DF). O pedido é embasado em uma decisão do Tribunal de Contas do DF (TCDF), após condenação do oficial por improbidade administrativa.

Em sua fundamentação, o procurador regional Eleitoral, Zilmar Antônio Drumond, autor da solicitação, afirma que Moreno teve suas contas rejeitadas pelo TCDF quando, em 2007, deixou o DF para participar do Curso de Aperfeiçoamento de Oficiais (CAO). O oficial recebeu vantagem pecuniária a título de indenização de transporte – translado de bagagem – no valor de R$ 59.842,69 de forma irregular e precisou restituí-las ao erário.

De acordo com a decisão da Corte, a rejeição se deu “por insanável percepção indevida dessas verbas e praticado dolosamente – pois exerceu a gestão fática com plena consciência dos fatos e livre vontade”, aponta a sentença. Após o pedido da procuradoria, a Justiça Eleitoral decidirá se a candidatura será impugnada ou não. O candidato do PTB terá sete dias para apresentar contestação.

O outro lado

A coluna procurou a assessoria de imprensa do coronel Moreno para comentar o pedido da Procuradoria Regional Eleitoral, mas até o fechamento desta matéria não havia sido enviado nenhum posicionamento. Na última sexta-feira (12/8), o diretório regional do PTB afirmou que teria candidatura própria ao governo e o escolhido era o oficial e ex-comandante do Batalhão de Operações Especiais (Bope) da PMDF.

A declaração ocorreu ao Metrópoles após a sigla informar que, apesar de estar na lista oficial de partidos coligados com o atual governador Ibaneis Rocha (MDB), deve seguir caminho solo na corrida majoritária local.

 

 

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?