metropoles.com

Metrópoles/Ideia: 18,5% da população do DF é a favor de golpe militar

Maioria dos moradores do DF defende regime democrático e é contra golpe com intervenção militar: 61,3%. Outros 20,2% não sabem opinar

atualizado

Compartilhar notícia

Acervo/Estadão
ditadura
1 de 1 ditadura - Foto: Acervo/Estadão

A maioria da população do Distrito Federal é a favor da democracia, mas 18,5% dos moradores da capital se mostraram simpáticos a um golpe de estado com intervenção militar. Os dados constam na pesquisa Metrópoles/Ideia, divulgada nessa segunda-feira (19/9).

O levantamento ouviu 1,2 mil pessoas com 16 anos ou mais, todas com Título de Eleitor, entre 14 e 19 de setembro. Quando questionados se são a favor de golpe com intervenção militar, 61,3% dos entrevistados disseram “não”, enquanto 18,5% responderam “sim” e 20,2% não souberam responder.

Outra pergunta da pesquisa foi: “Você gostaria que o Brasil fosse governado por militares?”. Enquanto 63,8% responderam que “não”, 21,3% disseram que “sim” e 14,9% não souberam responder.

Na visão de Rubens Beçak, doutor em direito constitucional e professor da Universidade de São Paulo (USP), os números favoráveis a um sistema antidemocrático precisam ser analisados sob diversas óticas.

Um dos pontos levantados pelo professor é o entendimento de que a sociedade regida pelos militares seria mais organizada, com menos problemas. “Há essa associação da corporação militar com essa coisa da ordem, do respeito, da rigidez. Aquela coisa uniformizada. Mas isso é só um lado. Os problemas ocorriam [na ditadura], mas eram escondidos. Você simplesmente não ficava sabendo, porque não saíam nos jornais, nas rádios e nem existia internet”, explica.

Outra avaliação do especialista é de que a insatisfação com os rumos da política atual favorecem entendimentos distintos. “Isso exacerba uma tentativa de busca de alguma coisa fora do padrão da política. Se o sistema não está funcionando, não se procura, até por falta de conhecimento, uma resolução dentro do próprio sistema. É o: ‘se isso está dando errado, é a democracia que está dando errado’, em vez de se procurar solução na maximização democrática.”

Pontes de diálogo

Para Nauê Bernardo Azevedo, advogado e cientista político, a falsa impressão de uma vida melhor durante outra época também causa distorção da realidade e possibilita dados como esses mostrados na pesquisa. “Muitas dessas pessoas podem ter a impressão de que tiveram uma vida melhor durante o período de intervenção, desconsiderando a ausência de democracia. Esse tipo de percepção, geralmente, vem em conjunto com um sentimento de frustração com as instituições atualmente, mas não é saudável quando se pensa em debelar, de forma democrática, os problemas que a sociedade possui”, pontua.

Ele ainda diz que, nesse cenário, o papel dos agentes públicos deve ser o de demonstrar que o regime democrático oferece as soluções mais debatidas, amadurecidas e perenes para os reais problemas da sociedade. “É preciso acolher as divergências e procurar pontes de diálogo e de tomada de decisão conjuntas para superar esse tipo de pensamento.”

Pesquisa

A pesquisa Metrópoles/Ideia ouviu 1,2 mil pessoas com 16 anos ou mais, todas com Título de Eleitor, entre os dias 14 e 19 de setembro.

A margem de erro estimada é de 3 pontos percentuais para mais ou para menos, considerando nível de confiança de 95%.

Utilizou-se a metodologia de pesquisa quantitativa, com aplicação de questionário estruturado, por meio de inquérito telefônico, junto a uma parcela representativa do eleitorado do DF.

A pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob os números BR-00056/2022 e DF-03544/2022.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?