metropoles.com

TJDFT nega extensão de pensão para neta de servidora pública

Perto de completar 21 anos, data-limite para receber o benefício, jovem pediu para receber o dinheiro até concluir o ensino superior

atualizado

Compartilhar notícia

Daniel Ferreira/Metrópoles
1 de 1 - Foto: Daniel Ferreira/Metrópoles

Por unanimidade, a 2ª Turma Cível do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios (TJDFT) negou a prorrogação da pensão recebida pela neta de uma falecida servidora pública. Ela queria continuar recebendo o benefício até concluir o curso superior ou completar 24 anos. Atualmente, a jovem de 20 anos é estudante do segundo semestre de psicologia.

A autora da ação alegou que precisa do dinheiro para pagar despesas pessoais e bancar o curso. Os desembargadores, porém, entenderam que o direito acaba quando o beneficiário completa 21 anos, e não há previsão legal para estender o prazo limite. A avó da jovem era servidora da Secretaria de Educação do DF.

O relator do caso destacou que a legislação prevê a manutenção da pensão apenas para inválidos. As normas estão descritas na Lei Complementar 769/08, do Regime Próprio de Previdência Social do Distrito Federal. (Com informações do TJDFT)

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?