metropoles.com

Justiça pede que GDF priorize contratação de médicos-legistas para IML

Em ofício enviado ao governador Rodrigo Rollemberg, a juíza Leila Cury alerta sobre o baixo efetivo de médicos-legistas na capital

atualizado

Compartilhar notícia

Rafaela Felicciano/Metrópoles
CSI Brasília _ necropapiloscopia
1 de 1 CSI Brasília _ necropapiloscopia - Foto: Rafaela Felicciano/Metrópoles

A juíza Leila Cury, da Vara de Execuções Penais do Distrito Federal (VEP-DF), encaminhou um ofício a Rodrigo Rollemberg (PSB) pedindo que o governador avalie a possibilidade de priorizar a contratação de médicos-legistas para a recomposição do quadro de servidores do Instituto Médico Legal (IML).

De acordo a juíza, há uma grande demanda represada de exames periciais que aguardam agendamento no IML. A magistrada adverte que o fato contribui para a superlotação carcerária que o DF enfrenta atualmente, já que os laudos dos exames são essenciais para a análise dos benefícios solicitados.

No ofício enviado na quinta-feira (13/7), Leila Cury destacou que recebeu as solicitações de candidatos aprovados no último concurso para o cargo de médico-legista do IML. Eles já teriam concluído o curso de formação e estariam aguardando apenas os atos de nomeação e posse.

Confira a íntegra do ofício enviado ao GDF

TJDFT/Reprodução

Comissão de aprovados
De acordo com a Comissão de Aprovados no Concurso para Médicos Legistas da PCDF, há, atualmente, 74 médicos-legistas em atividade, um efetivo considerado abaixo do necessário. Segundo o grupo, novas aposentadorias desses profissionais devem agravar a situação, caso os aprovados não assumam os postos.

“Por lei, a partir do número populacional de 2013, o DF deveria ter 160 legistas, o que resulta num déficit atual de quase 60% do quadro necessário. Do último concurso para legistas, ainda resta a convocação de 43 aprovados”, destaca a comissão.

Ao Metrópoles, a Divisão de Comunicação (Divicom) da Polícia Civil informou que há um cronograma de nomeações “elaborado e divulgado pelo GDF”, e que, no dia 4 de julho, houve a nomeação de sete médicos-legistas. “O calendário de nomeações teve início em maio e vai até novembro”, esclareceu a corporação.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?