metropoles.com

Justiça concede liberdade a acusado de integrar Máfia das Próteses

Antônio Márcio Catingueiro Cruz foi apontado como um dos responsáveis por ligar a TM Medical a planos de saúde e hospitais

atualizado

Compartilhar notícia

Michael Melo/Metrópoles
hospital home, máfia das próteses
1 de 1 hospital home, máfia das próteses - Foto: Michael Melo/Metrópoles

O juiz da 2ª Vara Criminal de Brasília concedeu liberdade a Antônio Márcio Catingueiro Cruz, um dos presos durante a Operação Mr. Hyde, que desmontou a Máfia das Próteses do Distrito Federal. De acordo com as investigações, o funcionário do Hospital Home fazia a ligação entre a TM Medical — empresa que vendia próteses de baixa qualidade –, planos de saúde e hospitais.

No pedido de liberdade apresentado ao Tribunal de Justiça do DF e Territórios, os advogados do réu afirmam que os requisitos para a manutenção da prisão não existem mais. De acordo com os defensores, Márcio Catingueiro não pode mais interferir no depoimento das vítimas ou obstruir as investigações, já que a fase de instrução do processo já foi concluída.

Ao decidir, o juiz Paulo Marques da Silva entendeu que o fim da fase de instrução não implicaria automaticamente na liberdade do réu. No entanto, de acordo com o magistrado, mesmo que condenado por todos os crimes, Márcio já teria direito a cumprir a pena em liberdade pois está preso há mais de oito meses.

“De outro lado, é importante destacar que o acusado encontra-se preso há cerca de 8 (oito) meses ou 264 (duzentos e sessenta e quatro dias). Firmada a premissa, tenho que, mesmo se consideradas verdadeiras e irrefutáveis todas as alegações do Ministério Público, a pena eventualmente aplicada seria inferior ao necessário para impor ao acusado o regime semiaberto ou fechado para cumprimento de eventual pena”, afirma o juiz.

Para permanecer em liberdade provisória, o médico deve comparecer mensalmente em juízo. Além disso, está proibido de frequentar estabelecimentos médicos ou empresas fornecedoras de material hospitalar, manter contato com testemunhas, e de sair do DF. Márcio também não pode exercer atividades profissionais em ambientes hospitalares.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?