metropoles.com

Condenados quatro acusados pelo assassinato de irmãos no Cruzeiro Velho

Crime ocorreu em 2014. As penas somam mais de 200 anos de reclusão

atualizado

Compartilhar notícia

Daniel Ferreira/Metrópoles
Fachadas dos prédios públicos em Brasília – Brasília(DF), 23/09/2015
1 de 1 Fachadas dos prédios públicos em Brasília – Brasília(DF), 23/09/2015 - Foto: Daniel Ferreira/Metrópoles

O Tribunal do Júri de Brasília condenou os quatro acusados pela morte dos irmãos Kelvin de Jesus e Rodrigo de Jesus Santana, à época com 18 e 23 anos, respectivamente, bem como pela tentativa de homicídio contra um terceiro irmão, Maycon Pablo de Jesus Guimarães. O crime aconteceu no dia 23 de janeiro de 2014, no Cruzeiro Velho.

A acusada Patrícia dos Santos Araújo, que era ex-companheira de uma das vítimas, recebeu a pena mais alta, de 69 anos e 4 meses de reclusão por dois homicídios duplamente qualificados e tentativa de homicídio. Kaio Francisco Martins de Meneses foi condenado a 55 anos e 10 meses e Daniel de Sousa Martins à pena de 53 anos, ambos por porte ilegal de arma, dois homicídios duplamente qualificados e uma tentativa. O quarto envolvido, Maicon Alves de Menezes, recebeu 24 anos e 4 meses de reclusão por dois homicídios duplamente qualificados e foi absolvido da tentativa.

O Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT) sustentou a existência de duas qualificadoras, que foram consideradas pelos jurados para a condenação: motivo torpe e emprego de recurso que dificultou a defesa das vítimas. A primeira caracterizada pelo intuito do grupo em tirar proveito econômico com a morte de Kelvin de Jesus. Além disso, há provas de que a acusada Patrícia nutria ciúme pelo ex-namorado Kelvin e que o motivo dos assassinatos também seria uma rixa entre as vítimas e os autores do crime.

A outra qualificadora apontada pelo MPDFT refere-se à forma como o crime aconteceu, por meio de um ataque surpresa, meticulosamente planejado. As vítimas foram assassinadas em casa, enquanto assistiam a um filme. O julgamento durou cerca de 24 horas e terminou na noite de terça-feira (15/12).

Entenda o caso
No dia 23 de janeiro de 2014, entre as 21h30 e as 21h45, no Cruzeiro Velho, os denunciados, se deslocaram da cidade de Formosa (GO) para a residência das vítimas. Eles atuaram com divisão de tarefas. Os denunciados Claudinei e Daniel efetuaram os disparos, enquanto o denunciado Kaio conduziu o grupo ao local, prestou auxílio para a fuga e forneceu uma das armas de fogo. A denunciada Patrícia ajudou a localizar as vítimas ao indicar a residência em que estas se situavam. Já o denunciado Maicon avisou sobre o momento oportuno para iniciar a execução dos crimes.

Os últimos três vigiaram a movimentação da rua, enquanto os outros dois atiravam. As vítimas Kelvin e Maycon Pablo estavam em casa, sentados no sofá, enquanto um terceiro irmão, Rodrigo, estava próximo da porta. Somente Maycon Pablo sobreviveu.

Segundo testemunhas, vítimas e agressores faziam parte de grupos rivais em Formosa. Patrícia, que era ex-companheira de Kelvin, à época do crime namorava um dos presos e de acordo com as investigações, ela lucraria com a morte do ex, com quem ela tem um filho, porque, da sua perspectiva, teria direito a uma casa em Formosa, bem como à pensão e ao seguro da vida de Kelvin. (Com informações do MPDFT)

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?