metropoles.com

Inclusão: SSP-DF inicia capacitação em libras para servidores do órgão

A partir desta quarta-feira, servidores da pasta e forças de segurança poderão se inscrever para as 120 vagas disponibilizadas para o curso

atualizado

Compartilhar notícia

Arquivo Pessoal
Intérpretes de Libras
1 de 1 Intérpretes de Libras - Foto: Arquivo Pessoal

Para melhor comunicação e atendendo critérios de acessibilidade, a Secretaria de Segurança Pública do Distrito Federal (SSP-DF) dá início ao processo de criação de um protocolo de atendimento direcionado a pessoas surdas. A primeira etapa é a capacitação dos profissionais da pasta em Língua Brasileira de Sinais (Libras). A partir desta quarta-feira (26/5), servidores e forças de segurança poderão se inscrever para as 120 vagas disponibilizadas para o curso, que terá início em 22 de junho.

A capacitação ocorrerá de forma on-line e ao vivo, com carga horária de 120 horas. As inscrições seguem até o próximo dia 11 de junho.

O curso será ministrado pelo Instituto Federal de Brasília (IFB), por meio de um acordo de cooperação técnica, que inclui todo processo, desde a capacitação dos servidores à confecção do protocolo.

Após o curso, que deverá terminar em abril de 2022, os participantes poderão contribuir com a equipe, composta pela SSP e IFB, para elaboração do protocolo. Após a capacitação e finalização do protocolo, um novo curso será desenvolvido para divulgação do material.

Formação

As aulas on-line ocorrerão duas vezes por semana, às terças e quartas-feiras, das 9h às 10h30 ou das 13h30 às 15h.

De acordo com a coordenadora de Políticas Inclusivas do IFB, Alessandra Fonseca, os professores responsáveis pelas disciplinas de Libras são surdos. “O professor desta capacitação é surdo, assim como ocorre nos dez campi da instituição, em que oferecemos esta disciplina. É um ganho muito importante para a comunidade surda e também para o nosso curso, que pode contar com pessoas que utilizam a linguagem de sinais em suas rotinas e em situações práticas”.

Para a coordenadora, a capacitação dos profissionais da Segurança será importante para abordagens ainda mais adequadas. “Este profissional poderá prestar um serviço ainda com mais qualidade. A Língua Brasileira de Sinais é reconhecida e é importante termos pessoas que saibam se comunicar por ela em todas as áreas”, avalia.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?