metropoles.com

Governo vai priorizar regularização de 9 áreas no DF em 2021. Veja quais

Planejamento da Terracap e da Codhab para este ano abrange legalizar a situação fundiária de 32,8 mil lotes em condomínios e Aris

atualizado

Compartilhar notícia

Metrópoles DF
Arniqueira
1 de 1 Arniqueira - Foto: Metrópoles DF

O Governo do Distrito Federal (GDF) tem a intenção de regularizar em 2021 os lotes que abrigam 32.805 famílias brasilienses. Serão beneficiados residentes em condomínios e Áreas de Regularização de Interesse Social (Aris) de nove regiões do DF.

Tanto no caso dos condomínios quanto no das Aris, o governo não estabeleceu datas para a conclusão de todo o trâmite. A meta do Executivo é finalizar os processos até o dia 31 de dezembro deste ano.

A Agência de Desenvolvimento do Distrito Federal (Terracap) vai regularizar cinco regiões com condomínios. Três ficam em Arniqueira, onde a medida abrange 4.289 lotes; as demais são em Bernardo Sayão e no antigo São Bartolomeu, incluindo o Ville de Montagne.

Confira a lista:

  • Setor Habitacional Arniqueira URB001 – a região tem 1.010 lotes;
  • Setor Habitacional São Bartolomeu – complemento de APC – tem 441 lotes;
  • Setor Habitacional Arniqueira URB007 –  tem 271 lotes;
  • Setor Habitacional Arniqueira URB006 –  tem 3.008 lotes;
  • Setor Habitacional Bernardo Sayão –  tem 1.154 lotes.

Segundo a Terracap, os locais foram escolhidos a partir do plano estratégico da empresa, com o horizonte de resultados para os próximos cinco anos. Até o final de 2021, a agência espera concluir o registro dos lotes em cartório.

Ainda conforme a estatal, o número de lotes apresentado é uma estimativa. Os projetos estão em fase de desenvolvimento. Podem sofrer alterações e precisam do aval dos órgãos regulatórios para que todas as unidades previstas sejam, de fato, legalizadas.

No caso das Aris, a regularização está nas mãos da Companhia de Desenvolvimento Habitacional do DF (Codhab-DF). A empresa pública se concentra em quatro áreas.

Veja os locais:

  • São Sebastião – em análise, abriga 18 mil famílias;
  • Pôr do Sol – mais 3.787 famílias;
  • Aris Vale do Amanhecer –  na fila da regularização, abriga 2.966 famílias;
  • Aris Nova Colina I e II – engloba outras 2.168 famílias.

De acordo com a Codhab, o DF mapeou 177 ocupações em Aris. Contudo, ainda não é possível detalhar o total de pessoas que hoje vivem nesses locais, pois a população só é calculada após a apresentação do projeto. Em grande parte, a regularização ainda não começou – os trabalhos estão em fase de elaboração.

0
Expectativa

A presidente da União dos Condomínios Horizontais e Associações de Moradores do DF (Única), Júnia Bittencourt, ficou contente pela lista de regiões contempladas, mas considerou baixo o número de condomínios a serem regularizados neste ano.

“A gente fica feliz por quem vai conseguir a regularização, mas a quantidade de condomínios ficou abaixo das expectativas”, pontuou.

Para a dirigente, existem muitos loteamentos que estão em estágio avançado nesse processo. “Essas pessoas poderiam ser contempladas. Muita gente está buscando a regularização pagando do próprio bolso. E isso é caro”, contou.

Do ponto de vista da Única, tornar regular não serve apenas para garantir segurança jurídica aos moradores, mas é vital para o reordenamento urbano do Distrito Federal, beneficiando toda a população.

Avanços ano a ano

Pelas contas da Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação (Seduh), em 2018, o Conselho de Planejamento Territorial Urbano do DF (Conplan) aprovou 10 projetos de condomínios, o que deu início ao processo de regularização para 50.634 habitantes. O governo publicou cinco decretos que repercutiram no andamento da legalização de 5.836 empreendimentos.

Ainda em 2018, segundo a Terracap, foi registrada a etapa IV do Setor Habitacional Jardim Botânico (URB-RP-52/11). O local tem 1.006 lotes registrados.

No caso das Aris, a Cohab informa que, em 2018, foram regularizadas as pontas de quadra da 2ª Etapa de Sobradinho II e da Quadra 406 do Recanto das Emas, beneficiando, respectivamente, 174 e 30 famílias.

No final de 2019, o Conplan aprovou quatro projetos de regularização, que, juntos, somam 240.407 moradores. O governo publicou quatro decretos com efeitos na regularização de lotes onde vivem 25.561 pessoas.

Segundo a Terracap, em 2019, houve o registro do 1.055 lotes em Vicente Pires Trecho 1 (URB-RP-068/13). Quanto à Codhab, foi regularizada a Aris Expansão da Vila São José em Brazlândia (3.767 famílias) e as pontas de quadra da QNP 15 e 19 de Ceilândia (28 famílias).

No decorrer de 2020, o Conplan validou 13 projetos, contemplando 18.179 habitantes. O Palácio do Buriti publicou 21 decretos, com resultados no andamento da regularização de lotes para 42.053 residentes.

Com isso, no ano passado, a Terracap deu entrada em cartório na legalização do Setor Habitacional Arniqueira (URB-005/2017), começando a regularização de 1.456 unidades. Já a Codhab começou o registro de 3.858 lotes de condomínios na Expansão da Vila São José de Brazlândia (URB-173/2017) e de lotes em oito Áreas de Regularização de Interesse Social.

Confira as Aris cujos processos tiveram andamento ano passado: 

  • QD 307, Conj. 19 e 20, em Ceilândia – 30 famílias;
  • QNJ 49 Taguatinga – 17 famílias;
  • Becos de Brazlândia –  146 famílias;
  • QS 16 Riacho Fundo I – 273 famílias;
  • Lotes Compartilhados Recanto das Emas – 634 famílias;
  • Pontas de Quadra, na QNO 2, 4 e 6 de Ceilândia – 14 famílias;
  • Riacho Fundo II, 2º Etapa, nas QC de 1 a 6 – 1.750 famílias;
  • Aris Primavera Taguatinga – 966 famílias.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?