metropoles.com

GDF lança fundo imobiliário para Distrito de Inovação e Tecnologia

Fundamentado em mobilidade urbana sustentável, projeto vai gerar 7,6 mil postos de trabalho

atualizado

Compartilhar notícia

Reprodução/ Arquivo Pessoal
Ibaneis Rocha em São Paulo Biotic
1 de 1 Ibaneis Rocha em São Paulo Biotic - Foto: Reprodução/ Arquivo Pessoal

Um fundo imobiliário para desenvolvimento do novo Distrito de Inovação e Tecnologia em Brasília – FII Biotic – foi lançado nesta quarta-feira (22/9). Apresentado durante um evento em São Paulo, o recurso é o maior fundo imobiliário ASG (Ambiental, Social e Governança) do país.

Trata-se de uma smart city que, localizada na Granja do Torto, fará uso de tecnologia para otimizar a mobilidade urbana e adotar soluções sustentáveis. O projeto incorporou clusters de comércio, residências, hotelaria e universidade aos escritórios que pretendem acomodar empresas de tecnologia, com objetivo de que as pessoas vivam, estudem e trabalhem no mesmo local, nos moldes do conceito work, live and play.

O objetivo do fundo é arrecadar recursos para a implementação do novo distrito, um espaço de mais de um milhão de metros quadrados no coração do DF. O projeto foi encomendado ao engenheiro, arquiteto e inventor italiano Carlo Ratti, que, além de seu escritório, dirige um laboratório de inovação urbana no Massachussets Institute of Technology (MIT), nos Estados Unidos.

O governador Ibaneis Rocha (MDB-DF) esteve no evento (foto em destaque) e, nas redes sociais, comentou o lançamento do fundo imobiliário. “Com esse fundo nós iremos captar recursos para implantar um distrito tecnológico na região da Granja do Torto, criando soluções sustentáveis e modernas para integrar, em um só espaço, comércio, residência, universidade, hotelaria e escritórios”, disse o chefe do Executivo local. “Tenho certeza que o DF vai se tornar referência no país como polo de inovação tecnológica”, completou o governador.

O Parque Tecnológico Biotic foi idealizado e é desenvolvido pela Agência de Desenvolvimento do DF (Terracap), que criou uma empresa subsidiária para gerir o novo distrito. “A estimativa é abrigar 794 empresas e mais de 2 mil estações de coworking [trabalho colaborativo], com geração de 7,6 mil postos de trabalho e 9,5 mil moradores”, adianta o presidente da Terracap, Izidio Santos.

À frente do audacioso projeto, o presidente do Biotic, Gustavo Dias Henrique, vê com entusiasmo o lançamento do instrumento. “Esse fundo foi estruturado para ser instrumento de captação de recursos junto ao mercado financeiro, gerando credibilidade e segurança jurídica para grandes investidores”, destaca. “A ideia do projeto é mudar a matriz econômica do DF. Tecnologia, inovação e desenvolvimento são os pilares do novo distrito. Trouxemos o que há de mais tecnológico no mundo para Brasília, para que nossa cidade seja referência e se transforme numa potência”.

O Banco de Brasília (BRB) participa do projeto em diferentes frentes. Primeiro, instalou no Biotic o BRBLab, uma das âncoras do centro de inovação e direcionado ao setor financeiro e governo digital. Lá já se encontram 23 startups, inclusive internacionais, focadas em buscar soluções e melhorar a experiência dos clientes.

Como banco público e protagonista do desenvolvimento econômico do DF, o BRB também exerce um papel de fomento, oferecendo diferentes opções de linhas de crédito; e, em uma terceira frente, fará administração do fundo.

“A iniciativa é muito importante e tem potencial de desenvolver Brasília e o Centro-Oeste como polo de inovação”, pontua o presidente do banco, Paulo Henrique Costa.

*Com informações da Terracap

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?