metropoles.com

Familiares dão adeus ao ex-governador Wanderley Vallim: “Saudade”

O político e empresário morreu, aos 85 anos, em decorrência de um AVC, nesse sábado (9/7). Governador Ibaneis Rocha decretou luto de 3 dias

atualizado

Compartilhar notícia

Divulgação
wanderley
1 de 1 wanderley - Foto: Divulgação

Familiares, amigos e admiradores de Wanderley Vallim da Silva reuniram-se na manhã deste domingo (10/7) para dar o último adeus ao ex-governador do Distrito Federal. O velório ocorreu na Capela 7, no Cemitério Campo da Esperança, na Asa Sul.

Vallim estava internado havia 22 dias na unidade de terapia intensiva (UTI) do Hospital Brasília, no Lago Sul. O político e empresário morreu, aos 85 anos, de Acidente Vascular Cerebral (AVC), nesse sábado (9/7).

Ele deixa a mulher, Regina Célia Raya de Aguiar Valim, e duas filhas, Luciene e Eliane Raya. “Meu pai sempre teve muita saúde e foi um homem muito feliz. Ele tinha uma crença de que não ia morrer, mas, sim, estar em outro caminho. É uma dor irreparável, a saudade é imensa. Adorávamos assistir a corridas de Fórmula 1 juntos. Hoje, com certeza, seria um dia de nos reunirmos em casa”, contou Luciene.

De acordo com Luciene, em 17 de junho, Wanderley começou a apresentar sinais de AVC, após tirar um cochilo. Ele precisou passar por procedimento de cateterismo no mesmo dia e se recuperava bem. Porém, quatro dias depois, sofreu outro derrame e apresentou outras complicações.

Vallim atuou como chefe do Executivo local entre 9 de março de 1990 e 1º de janeiro de 1991. Antes de assumir o cargo, ele era vice do ex-governador Joaquim Roriz, que morreu em 2018.

0

O político foi agraciado com uma honraria do Governo do Distrito Federal (GDF) e cortejo da Polícia Militar (PMDF). “Ele gostava muito daqui, era apaixonado por Brasília. Meu pai ia amar esse cortejo. Estamos sensibilizados pelo carinho da cidade com ele”, ressaltou Luciene.

Para a filha Eliane, também ficam as boas lembranças do líder da família. “Sempre foi um homem íntegro, excelente pai de família, que sempre agregou todos. Tenho certeza de que hoje o céu está em festa. Ele não merecia sofrer naquele lugar (hospital), o descanso merecido chegou”, disse.

Carreira

Paulista, o empresário morou em Goiânia até concluir o ensino secundário. Em 1963, graduou-se em engenharia metalúrgica e civil. Quatro anos depois, passou a residir em Brasília.

De 1977 a 1986, Vallim dirigiu o Sindicato da Indústria da Construção Civil de Brasília. Em 1988, foi designado pelo governador Joaquim Roriz secretário de Viação e Obras.

O ex governador tentou se eleger para o cargo de deputado distrital em 1998, mas não conseguiu os votos necessários. Ele também atuou como presidente do Conselho Rodoviário do Distrito Federal e ainda membro-nato do Conselho de Arquitetura, Urbanismo e Meio Ambiente do Distrito Federal, além de presidente interino da Novacap e da Terracap.

Em edição extra do Diário Oficial do DF, nesse sábado (9/7), o governador Ibaneis Rocha (MDB) decretou luto oficial de três dias pelo falecimento de Vallim.

Quer ficar ligado em tudo o que rola no quadradinho? Siga o perfil do Metrópoles DF no Instagram

Receba notícias do Metrópoles no seu Telegram e fique por dentro de tudo! Basta acessar o canal: https://t.me/metropolesurgente.

Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre o Distrito Federal por meio do WhatsApp do Metrópoles-DF: (61) 9119-8884.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?