metropoles.com

Família faz vaquinha online para pagar cirurgia do pequeno Samuel

A criança, de 1 ano e 6 meses de idade, tem uma doença rara nos rins. A cirurgia para correção do problema custa R$ 35 mil

atualizado

Compartilhar notícia

Reprodução/Facebook
Samuel 2
1 de 1 Samuel 2 - Foto: Reprodução/Facebook

Com apenas 1 ano e seis meses, Samuel Damasceno Simplício trava sua primeira grande batalha. O menino foi diagnosticado com uma rara doença, chamada Refluxo Vesicoureteropielocalicial. Há nove meses, espera por uma cirurgia na rede pública de saúde. Desesperada, a família de Samuel está tentando arrecadar dinheiro, via Facebook e vaquinha online, para que possa custear a operação do pequeno.

Segundo os médicos, um dos rins do menino parou totalmente de funcionar, enquanto o outro trabalha com apenas 62% da capacidade. Além disso, ele sofre constantemente com febre, dor, vômito e falta de apetite.

O garoto precisa urgentemente passar pela cirurgia para resolver o problema. Corre risco de vida, caso não se submeta ao procedimento. Na rede particular, o custo da operação é de R$ 35 mil, valor do qual a família não dispõe.

“Estou desempregada e o dinheiro que meu marido ganha só dá para pagar as contas. É desesperador e revoltante. Pago meus impostos em dia, vejo meu filho precisando de ajuda e não consigo nada na rede pública”, desabafa Meiryele Damasceno, 37 anos, mãe de Samuel. Além da cirurgia, o menino faz uso contínuo da medicação Cefalexina, que Meiryele diz não conseguir na rede pública há dois meses.

Sem previsão
Em nota, a Secretaria de Saúde informou que “as cirurgias pediátricas são realizadas no Hospital de Base e a fila prioriza os casos mais graves. Ainda não há previsão para a realização do procedimento”.  No que se refere à medicação Cefalexina, a secretaria diz que “é um medicamento da atenção básica, com acesso pelas unidades básicas de saúde, mas neste momento o estoque está zerado. O processo de compra do remédio está em andamento. A pasta aguarda receber a medicação neste mês de janeiro.”

Vamos ajudar o Samuel?

Para tentar arrecadar dinheiro e solucionar o problema, familiares e amigos da família estão fazendo campanhas, por meio de uma página criada no Facebook, além de uma vaquinha on-line. Quem preferir também pode entrar em contato com a Meiryele, mãe do Samuel, no telefone (61) 99403-3140.

0

 

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?