metropoles.com

Procon apreende mais de 200kg de carnes impróprias à saúde no Entorno

Produtos estavam sem informação sobre fabricação ou origem e fora do prazo de validade. Algumas das carnes tinham, inclusive, cor escurecida

atualizado

Compartilhar notícia

Divulgação/Procon Goiás
Procon Goiás apreende carnes impróprias para consumo
1 de 1 Procon Goiás apreende carnes impróprias para consumo - Foto: Divulgação/Procon Goiás

Fiscais do Programa Estadual de Orientação e Proteção do Consumidor de Goiás (Procon Goiás) apreenderam mais de 200 quilos de carnes impróprias para o consumo, em estabelecimentos do Novo Gama e da Cidade Ocidental, no Entorno do Distrito Federal.

Durante dois dias desta semana, as equipes fiscalizaram 12 empresas nos dois municípios goianos e autuaram cinco supermercados por colocar em circulação produtos impróprios à saúde dos consumidores.

0

O Procon Goiás apreendeu quase 90kg de carne bovina, 55kg de calabresa, 55kg de frango, além de peixes, mantas de bacon e linguiças para churrasco.

Nos estabelecimentos, as carnes estavam mal-armazenadas, e algumas tinham a cor escurecida. Além disso, os produtos embalados testavam sem informações sobre origem, fabricante e fora do prazo de validade.

O Procon Goiás orienta os consumidores que, ao comprar qualquer tipo de carne, atentem-se à cor do produto, ao tempo de vencimento e à presença do selo de inspeção das autoridades sanitárias.

A carne bovina precisa estar avermelhada; a das aves não pode apresentar qualquer ponto escurecido; e as congeladas não devem ter cristais de gelo na embalagem, porque isso indica que, possivelmente, o produto foi descongelado.

Valparaíso

Na última sexta-feira (26/4), o Procon Goiás apreendeu 90kg de carnes impróprias para consumo, em um supermercado de Valparaíso (GO).

Os agentes flagraram cerca de 75kg de peixes e 15kg de carne bovina sem qualquer tipo de informação sobre validade, fabricação ou origem.

Procon Goiás apreende carnes impróprias para consumo
Peixes apreendidos em supermercado de Valparaíso (GO)

A carne tinha aspecto deteriorado, esverdeado e forte odor, segundo relatos. A suspeita é de que os peixes tenham sido adquiridos no começo de março para serem comercializados durante a Semana Santa – a última do mês.

Os produtos foram inutilizados e descartados pelos fiscais.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?