Sem Doria, Lula pode vencer no primeiro turno, diz diretor da Quaest
Desistência do ex-governador de São Paulo é positiva para Lula, uma vez que eleitorado de Doria rejeita mais Bolsonaro
atualizado

A desistência oficial do ex-governador de São Paulo João Doria (PSDB) de sua candidatura à Presidência da República pode significar a vitória no primeiro turno para o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). A previsão é do cientista político Felipe Nunes, diretor da Quaest Pesquisas.
“Lula aumenta as chances de vitória no primeiro turno, com o voto útil, pois o eleitor do Doria rejeita mais Bolsonaro (77%) do que Lula (62%)”, escreveu Nunes no Twitter.
Porém, o cientista político aponta que, numericamente, a desistência de Doria não causa uma mudança significativa na corrida. Enquanto o ex-governador sempre figurou entre 3% e 5% da intenção de voto, Ciro Gomes (PDT) é quem tem o maior potencial de conquistar o eleitor do tucanos (54%) – Lula tem potencial de 36% e Bolsonaro de 19% entre os eleitores de Doria. Tebet, segundo Nunes, é muito desconhecida.
Por outro lado, o cientista político ressalta que a terceira via aumenta suas chances ao buscar uma opção fora da polarização. “A coordenação das elites é fundamental para que os eleitores possam tomar decisões eleitorais. Até aqui, a 3 via mais atrapalhou do que ajudou o eleitor”, disse.
Confira:
Pra onde vão os votos de Doria? Há 3 perspectivas diferentes para responder essa pergunta. Segue o fio… 🧵
— Felipe Nunes, PhD (@felipnunes) May 23, 2022

O primeiro turno da eleição para presidente da República está marcado para 2 de outubro de 2022 Rafaela Felicciano/Metrópoles

A seguir, os candidatos à Presidência Raimundo Sampaio/Esp. Metrópoles


Ciro Gomes, do PDT JP Rodrigues/Especial para Metrópoles

Felipe d'Ávila, do Novo Reprodução/Instagram

Jair Bolsonaro, do PL Alan Santos/PR

João Doria (PSDB) - Vencedor das prévias do partido, Doria está oficializado como pré-candidato Rodrigo Zaim/ Especial Metrópoles

Leonardo Péricles, do UP Emiliana Silbertein/ Amanda Alves/ Manuelle Coelho/ Jorge Ferreira

Luiz Inácio Lula da Silva, do PT Fábio Vieira/Metrópoles

Simone Tebet, do MDB Igo Estrela/Metrópoles

Vera Lúcia, do PSTU Romerito Pontes/Divulgação

Eymael, do DC Rafaela Felicciano/Metrópoles

Luciano Bivar (União Brasil) – Vencedor das prévias do partido, Luciano Bivar está oficializado como pré-candidato Michael Melo/Metrópoles

Sofia Manzano, do PCB Reprodução/ Instagram
Desistência de Doria
A pré-candidatura de João Doria à Presidência da República chegou ao fim, após uma sequência de embates dentro do próprio PSDB – em que se formou resistência ao nome do ex-governador de São Paulo na corrida rumo ao Planalto.
Eleição: leia íntegra do discurso que oficializou desistência de Doria
Em pronunciamento no início da tarde desta segunda-feira (23/5), Doria confirmou que está fora da disputa presidencial em 2022.
O anúncio ocorre após o PSDB, junto com o MDB e o Cidadania, definirem conjuntamente que devem apoiar Simone Tebet (MDB) para a eleição presidencial como nome da terceira via.
Receba notícias do Metrópoles no seu Telegram e fique por dentro de tudo! Basta acessar o canal: https://t.me/metropolesurgente.