metropoles.com

Ibaneis alcança 44,1% das intenções de voto e soma mais que todos os adversários juntos, diz pesquisa Metrópoles/Ideia

Candidato à reeleição, Ibaneis Rocha também lidera a pesquisa espontânea, como preferido de 34% dos eleitores brasilienses

atualizado

Compartilhar notícia

Hugo Barreto/Metrópoles
Fotografia colorida de homem de camisa abraçando mulher com pessoas ao redor
1 de 1 Fotografia colorida de homem de camisa abraçando mulher com pessoas ao redor - Foto: Hugo Barreto/Metrópoles

O governador do Distrito Federal e candidato à reeleição, Ibaneis Rocha (MDB), tem 44,1% das intenções de voto, segundo a pesquisa Metrópoles/Ideia, divulgada nesta segunda-feira (19/9). O percentual é maior do que a soma das intenções de voto de todos os outros rivais juntos: 32,6%.

Essa pesquisa é estimulada, modelo em que os nomes dos candidatos registrados são apresentados aos entrevistados e estes apontam em quem votariam se as eleições fossem hoje.

Atrás de Ibaneis, em segundo lugar, está Leila do Vôlei (PDT). Ela foi escolhida como candidata de 10% dos eleitores. Paulo Octávio (PSD) aparece em seguida no levantamento, com 8,5%.

Leandro Grass (PV) soma 6% das intenções de voto dos brasilienses. Já Izalci (PSD) tem 5,5%. Robson (PSTU) foi escolhido por 1,1% dos eleitores, e Keka Bagno (PSol) possui preferência de 0,8% dos votantes. Teodoro Cruz Téo (PCB) tem 0,5%; e Lucas Salles (DC), 0,2%. Coronel Moreno (PTB) não pontuou.

A pesquisa Metrópoles/Ideia aponta que 19,3% dos eleitores do DF ainda não sabem em quem votar. Em contrapartida, 4% responderam que votarão branco ou nulo.

Confira o resultado da pesquisa estimulada para o Governo do Distrito Federal:

Imagem colorida de gráfico de pesquisa eleitoral

No levantamento anterior contratado pelo Metrópoles ao Instituto Ideia, divulgado no dia 18 de agosto, Ibaneis pontuou com 39,9% das intenções de voto. Leila tinha 9% e Paulo Octávio somava 7,2%. Izalci Lucas foi indicado como o candidato de 6,2% do eleitorado.

Espontânea

A pesquisa Metrópoles/Ideia também testou o desempenho dos candidatos de forma espontânea, em que os nomes dos postulantes não são apresentados aos entrevistados.

Nesse cenário, Ibaneis soma 34% das intenções de voto. Leila do Vôlei tem 3,4%, enquanto Paulo Octávio foi escolhido por 3% dos eleitores. Leandro Grass aparece no levantamento com 1,8% da preferência do eleitorado. Já Izalci soma 1%.

A pesquisa aponta que Robson seria votado por 0,5%, caso as eleições fossem hoje. Keka tem 0,4% das intenções de voto, seguida de Teodoro Cruz Téo, com 0,3%. Rafael Parente (PSB) também pontuou no levantamento, mas ele retirou a própria candidatura para apoiar Leandro Grass.

Confira o resultado da pesquisa espontânea para o Governo do Distrito Federal:

Imagem colorida de gráfico de pesquisa eleitoral

Rejeição

A pesquisa Metrópoles/Ideia avaliou a rejeição que os eleitores têm em relação aos candidatos ao GDF. Keka Bagno aparece em primeiro lugar, com rejeição de 18% do eleitorado, seguida de Ibaneis Rocha, que soma 17,7%.

Leila do Vôlei tem 17% de rejeição, enquanto 15,6% dos eleitores disseram que não votariam de jeito nenhum em Izalci.

Já Leandro Grass tem a aversão de 13,6% dos eleitores; Paulo Octávio, 12,7%. Logo atrás estão: Robson, com 10,9% de rejeição; Coronel Moreno, que soma 9,1%; Lucas Salles, rejeitado por 7,3%; e Teodoro Cruz Téo, com 7%.

Segundo a pesquisa, 21,3% dos eleitores não rejeitam nenhum dos candidatos a governador ou governadora do DF, e 23,3% não souberam responder.

0
Pesquisa

A pesquisa Metrópoles/Ideia ouviu 1,2 mil pessoas com 16 anos ou mais, todas com Título de Eleitor, entre os dias 14 e 19 de setembro.

A margem de erro estimada é de 3 pontos percentuais para mais ou para menos, considerando nível de confiança de 95%.

Utilizou-se a metodologia de pesquisa quantitativa, com aplicação de questionário estruturado, por meio de inquérito telefônico, junto a uma parcela representativa do eleitorado do DF.

A pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob os números BR-00056/2022 e DF-03544/2022.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?