metropoles.com

Sindicato ameaça greve caso creches do DF continuem abertas

Segundo a entidade, a manutenção das atividades em plena pandemia de coronavírus coloca em risco a saúde dos profissionais e das crianças

atualizado

Compartilhar notícia

Sindicato dos Professores em Estabelecimentos Particulares de Ensino do Distrito Federal (Sinproep) discute a possibilidade de convocar greve dos professores de creches particulares caso as atividades dos centros educacionais não sejam suspensas.

De acordo com a entidade, a manutenção das aulas nas instituições em plena pandemia do novo coronavírus coloca em risco a saúde dos profissionais e das crianças que continuam frequentando os locais.

O diretor jurídico do Sinproep, Rodrigo de Paula, afirma que a entidade já protocolou, na Justiça, um pedido pela suspensão das atividades. “Amanhã [quarta-feira (18/03)], caso a gente não consiga que a Justiça aprove, o sindicato estará convocando uma greve geral de todos os professores das creches conveniadas”, disse.

A paralisação está marcada para acontecer já na quinta-feira (19/03). “Menos de 25% das crianças estão comparecendo. O discurso de que os pais não têm onde deixar as crianças não se justifica. Estão colocando milhares de crianças e profissionais em risco”, finalizou.

Nessa segunda-feira (16/03), o Metrópoles noticiou que o Sinproep havia entrado na Justiça pedindo a suspensão das atividades nas creches conveniadas.

O decreto assinado pelo governador Ibaneis Rocha (MDB), que determinou a paralisação das atividades em instituições de ensino, faculdades e universidades por um total de 20 dias, não inclui creches.

A alegação do secretário de Educação, João Pedro Ferraz, é que os estabelecimentos não entram na categoria de escolas. Ele considera as unidades pequenas, com média de pouco mais de 150 crianças.

Procurada, a Secretaria de Educação do DF não havia respondido até a última atualização desta reportagem.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?