metropoles.com

Jovem Senador: estudantes do DF são premiadas em concurso nacional

Estudantes da rede pública do DF ficaram em 2º e 3º lugar em concurso de redação que permite conhecer de perto trabalho de senadores eleitos

atualizado

Compartilhar notícia

Jotta Castro/SEEDF
Estudantes-recebem-premio-no-Programa-Jovem-Senador-2023-capa
1 de 1 Estudantes-recebem-premio-no-Programa-Jovem-Senador-2023-capa - Foto: Jotta Castro/SEEDF

Duas estudantes da rede pública de ensino do Distrito Federal foram premiadas no programa Jovem Senador 2023, do Senado Federal. Ivinny de Miranda Santana, do Centro de Ensino Médio (CEM) 9 de Ceilândia, e Érica Leite de Oliveira (foto em destaque), do Centro Educacional São Francisco, em São Sebastião, ficaram, respectivamente, na segunda e na terceira colocações da etapa estadual/distrital da iniciativa.

O programa se desenvolve a partir de um concurso de redação. Depois, os autores dos 27 melhores textos, um de cada unidade da Federação, passam uma semana no Senado.

A iniciativa ocorre em parceria entre a Casa e as secretarias estaduais e distrital de Educação. As escolas participam, inicialmente, por meio de um concurso interno com os alunos da instituição de ensino e escolhe a redação que vai representá-la na fase estadual.

Em seguida, cada Coordenação Regional de Ensino seleciona um texto e o envia para a Diretoria de Ensino Médio (Diem) da Subsecretaria de Educação Básica da Secretaria de Educação do Distrito Federal (SEEDF). Professores e analistas da pasta ajudam a corrigir os textos e escolhem os três melhores, sem qualquer classificação; na sequência, encaminham-nos para o Senado Federal, para seleção final.

Imersão

Na visita ao Senado, os estudantes autores das melhores redações simulam a atuação dos senadores da República, em uma legislatura com quatro dias de duração. Eles podem sugerir projetos e tê-los aprovados e publicados no Diário Oficial do Senado Federal. Posteriormente, as sugestões acatadas são encaminhadas à Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH).

A cada ano, o projeto propõe um tema de redação como forma de seleção dos participantes. Em 2023, o tema foi “saúde mental nas escolas públicas”. “Eu adorei o tema. Não achei tão difícil escrever sobre ele porque estudo em escola pública e temos falado muito sobre a temática, principalmente após a pandemia de Covid-19“, contou Érica.

A estudante, que pretende se graduar em psicologia ou ciência política, contou que trabalhar um texto sobre saúde mental ajudou a enxergar o outro lado da moeda. “[Isso] me abriu ainda mais a mente, porque escrevi o texto com uma visão de aluna sobre o tema. Durante e até após minha pesquisa, percebi como isso afeta também nossos professores”, completou a jovem.

Leia aqui a redação de Ivinny de Miranda Santana

Leia aqui a redação de Érica Leite de Oliveira

Para 2024, o tema do concurso de redação está definido: “os 200 anos do Senado e os desafios para o futuro da democracia”. A expectativa é de que mais estudantes do Distrito Federal participem da próxima edição.

Para concorrer, o candidato deve estar matriculado em uma escola pública e ser assíduo; ter no máximo 19 anos, completados até 31 de dezembro do ano corrente; e ter disponibilidade para participar da Semana de Vivência Legislativa, durante a qual exercerá o mandato de jovem senador e representará o estado de origem ou o Distrito Federal.

Com informações da Secretaria de Educação do Distrito Federal (SEEDF) e do Senado Federal

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?