metropoles.com

Abertas inscrições para novos alunos da rede pública de ensino do DF

A Secretaria de Educação disponibilizou um link para os pais registrarem inscrições dos filhos

atualizado

Compartilhar notícia

Hugo Barreto/Metrópoles
Estudos/Estudando
1 de 1 Estudos/Estudando - Foto: Hugo Barreto/Metrópoles

A Secretaria de Educação (SEE) disponibilizou link para o registro de inscrições de estudantes para o ingresso na rede pública de ensino. O serviço estará disponível a partir desta terça-feira (18/9). Pais e mães de estudantes que já estudam nas escolas do DF não precisam realizar a inscrição, pois, para os alunos já matriculados, o procedimento será divulgado em outubro, por cada unidade.

Para realizar a inscrição, os responsáveis precisam informar apenas o nome completo do estudante, CPF, data de nascimento e o nome da mãe. O interessado também precisa inserir o CEP do endereço de residência ou do trabalho de um dos pais, de acordo com o que considerarem mais conveniente. As crianças e adolescentes serão direcionadas a escolas próximas ao endereço informado, mas não haverá direito de escolha da instituição.

A diretora de Organização do Sistema de Ensino e Oferta Educacional da SEE, Raphaela Cantarino, esclarece que o ato de inscrição não garante a matrícula. “São dois momentos diferentes. Estamos lançando, a partir da 0h de terça [18], a inscrição para quem não estudou nas escolas públicas do DF em 2018. A efetivação irá ocorrer de forma presencial, após a divulgação do resultado, em 20 de dezembro”, explica.

Alunos já matriculados têm garantido o direito de passar para a série seguinte na mesma escola. Em casos nos quais o estudante conclui um ciclo de ensino e precisa mudar de instituição, prevalece o critério do CEP. Portanto, quem concluiu o ensino fundamental será remetido ao Centro de Ensino Médio mais próximo.

A diretora da SEE aconselha que, mesmo não tendo sido contemplado com a escola onde deseja que o filho estude, os pais devem efetivar a matrícula, no início do ano, na unidade selecionada. “A partir da matrícula, o estudante passa a fazer parte da rede. Então, a recomendação é matricular e solicitar a transferência, condicionada à disponibilidade de vagas”, explica.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?