metropoles.com

Justiça Federal ordena desocupação da Funarte até as 16h desta sexta

Ordem foi despachada pela 17ª Vara da Justiça Federal

atualizado

Compartilhar notícia

Michael Melo/Metrópoles
funarte ocupação
1 de 1 funarte ocupação - Foto: Michael Melo/Metrópoles

A Justiça Federal ordenou na tarde de ontem, quinta (14/7), a desocupação do prédio da Funarte, localizado no Eixo Monumental. Artistas, servidores e produtores culturais tomaram conta do espaço em maio, como protesto à extinção do Ministério da Cultura e ao governo em exercício do presidente interino Michel Temer. O movimento ficou conhecido como Ocupa Minc DF. A reintegração, segundo o documento, deve ser feita até as 16h desta sexta (15/7).

A ordem, expedida pela juíza federal Diana Maria Wanderlei da Silva, da 17ª Vara, determina pagamento de multa diária de R$ 10 mil caso os ocupantes resistam ao cumprimento do mandado. A ação, segundo o texto, é amparada pelo artigo 330 do Código Penal, por crime de desobediência.

No documento, anexado abaixo, a Justiça também libera a atuação de autoridades policiais para a desocupação da Funarte. “O Oficial de Justiça fica autorizado a utilizar a força da Polícia Federal, da Polícia Militar do Distrito Federal e de toda e qualquer outra autoridade de repressão e de vigilância que se façam necessárias”, lê-se na ordem.

A advertência finaliza: “Devendo, no entanto, dentro do contexto fático a que se depararem os profissionais de segurança pública, ser adotado o uso moderado da força, se for necessário, nos termos da lei penal”.

Reprodução

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?