metropoles.com

Covid: sem agendamento, postos de vacinação serão divididos por idade no DF

Medida será adotada no fim de semana, quando começa a imunização de pessoas com 37 anos ou mais. Número de postos será o dobro do atual

atualizado

Compartilhar notícia

Rafaela Felicciano/Metrópoles
Vacinação contra gripe posto 612 Sul
1 de 1 Vacinação contra gripe posto 612 Sul - Foto: Rafaela Felicciano/Metrópoles

A Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES-DF) prepara um plano que detalhará como vai acontecer a vacinação a partir da próxima sexta-feira (23/7). Neste fim de semana, os pontos de imunização serão divididos por região e por idade, a fim de evitar a formação de filas e aglomerações. O cronograma deve ser divulgado nesta quinta-feira (22/7).

Outra novidade, anunciada em coletiva de imprensa ocorrida na tarde desta quarta-feira (21/7), no Palácio do Buriti, diz respeito a quantidade de pontos de vacinação disponíveis no DF. De acordo com o secretário chefe da Casa Civil, Gustavo Rocha, atualmente há 54 postos de vacinação espalhados pela capital. A partir de sexta, este número será de 100.

“Vamos dobrar os pontos de vacinação na sexta, no sábado e no domingo, visando diminuir e organizar da melhor forma possível as filas”, disse o secretário.

Com a chegada de novas doses do imunizante, a campanha passará a operar de forma espontânea, sem necessidade de agendamento, após várias reclamações sobre a instabilidade do sistema responsável pelo cadastramento de vagas.

Segundo Rocha, a Secretaria de Saúde vai monitorar a quantidade de doses em cada posto, para evitar que haja mais pessoas na fila do que doses armazenadas no local.

Nesta sexta-feira se iniciará a vacinação de pessoas a partir de 37 anos, primeiro grupo que não terá de agendar a vacinação.

Ministério Público Federal (MPF) se manifestou a favor da suspensão do agendamento para a vacinação contra a Covid no DF.

O órgão enviou, nesta segunda-feira (19/7), um parecer à Justiça Federal, no âmbito de uma ação da Ordem dos Advogados do Brasil Seccional do DF (OAB-DF). A entidade quer uma liminar para impedir a exigência de cadastro prévio para aplicação da vacina na capital federal.

Variante Delta

A Secretaria de Saúde confirmou, nesta quarta, a contaminação de seis moradores do Distrito Federal pela nova variante Delta.

De acordo com a pasta, a nova cepa da Covid-19 foi encontrada durante análise epidemiológica de 67 amostras realizada pelo Laboratório Central (Lacen-DF), onde são monitorados e sequenciados todos os casos ativos da doença.

A mutação foi identificada em pacientes de Planaltina, do Plano Piloto e de Santa Maria. Há quatro pessoas que tiveram contato com esses pacientes infectados pela variante que estão sendo monitoradas para saber se foram contaminadas e se a cepa adquirida por elas é a indiana. Caso confirmado, caracteriza-se transmissão comunitária.

 

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?