metropoles.com

Comissão na CLDF solicita ao GDF que faça a compra direta de vacinas

STF autorizou estados, municípios e o DF a fazer a aquisição e distribuição direta do imunizante contra o novo coronavírus

atualizado

Compartilhar notícia

Gustavo Moreno/Especial Metrópoles
Vacina contra o coronavírus
1 de 1 Vacina contra o coronavírus - Foto: Gustavo Moreno/Especial Metrópoles

A Comissão Especial de Vacina da Câmara Legislativa (CLDF) solicitou ao Governo do Distrito Federal (GDF) a compra direta de doses de vacinas contra o novo coronavírus. O pedido foi enviado nesta quarta-feira (24/02).

O ofício é assinado pelo presidente da comissão, deputado distrital Fábio Felix (PSol). O documento foi endereçado ao governador Ibaneis Rocha (MDB) e ao secretário de Saúde, Osnei Okumoto.

“É imperativo que o Governo do Distrito Federal via Secretaria de Saúde tome as devidas providências em prol da saúde da população e realize a compra direta de vacinas”, afirmou Felix.

Veja o pedido completo:

Oficio – GDF – Compra de Vacinas by Metropoles on Scribd

 

Na terça-feira (23/02), o Supremo Tribunal Federal (STF) formou maioria para autorizar estados e municípios a comprarem e distribuírem vacinas contra a Covid-19.

A pedido da comissão especial, a CLDF ingressou como parte na ação judicial julgada pelo STF, na condição de amicus curiae.

A permissão do STF é válida caso o governo federal não cumpra o Plano Nacional de Imunização ou as doses previstas no documento sejam insuficientes.

Mais doses

Nesta quarta-feira (24/02), ao anunciar a chegada de novas doses ao DF, o governador Ibaneis Rocha não mostrou disposição para a compra direta de imunizantes, neste momento.

“Por enquanto, eu confio no Ministério da Saúde. Ele tem comprado todas as vacinas que têm aparecido. Tenho convicção de que vamos conseguir vacinar a nossa população de acordo com o cronograma estabelecido na última reunião com o ministro, que é ter, pelo menos, metade da população vacinada até o mês de junho ou julho. Sabemos das dificuldades por vacinas no mundo todo. Acho que criar essa guerra é competição entre municípios e estados, [o que] não é o mais salutar”, declarou Ibaneis.

Resposta

O GDF terá cinco dias uteis para encaminhar resposta ao pedido da comissão. Caso a resposta seja negativa, a comissão avalia entrar na Justiça.

 

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?