Câmara do DF aprova convocação do hacker Walter Delgatti em CPI
CPI aprovou convocação do hacker Walter Delgatti Neto, também conhecido como “hacker da Lava Jato”
atualizado
Compartilhar notícia
A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) dos Atos Antidemocráticos da Câmara Legislativa (CLDF) aprovou a convocação do hacker Walter Delgatti Neto, também conhecido como “hacker da Lava Jato”.
O deputado distrital Gabriel Magno (PT) apresentou o requerimento para convocação de Delgatti e a CPI aprovou o requerimento por cinco votos favoráveis.
O hacker prestou depoimento à Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) que apura os atos de 8 de janeiro, na manhã desta quinta-feira (17/8). Na ocasião, afirmou o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) ofereceu indulto para que ele criasse um “código-fonte fake” e questionasse a legitimidade das urnas eletrônicas.
Segundo Delgatti, a proposta teria sido feita em uma reunião no Palácio da Alvorada, no ano passado.
A oitiva na CPMI ocorreu um dia após o depoimento de Delgatti à Polícia Federal (PF), em Brasília. O hacker é investigado pela suposta inserção de dados falsos sobre o ministro Alexandre de Moraes, do STF, no Banco Nacional de Mandados de Prisões do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).
Investigações apontam que Delgatti teria sido contratado pela deputada federal Carla Zambelli (PL-SP), ligada ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), para prestar os serviços, que teriam o objetivo de beneficiá-lo nas eleições de 2022.