metropoles.com

Atletas de Jogos Escolares relatam 30 casos de intoxicação alimentar

Desde o início dos jogos, pelo menos 30 participantes manifestaram mal-estar relacionado a intoxicação alimentar

atualizado

Compartilhar notícia

GettyImages
Imagem de mulher de camisa branca e calça azul segurando a barriga com as duas mãos - Metrópoles
1 de 1 Imagem de mulher de camisa branca e calça azul segurando a barriga com as duas mãos - Metrópoles - Foto: GettyImages

Desde o início dos Jogos Escolares Brasileiros (Jebs), pelo menos 30 participantes teriam notificado o início de uma intoxicação alimentar. O evento, que reúne cerca de 6.100 atletas e 1.120 técnicos, teve início em 26 de outubro. O Metrópoles apurou que os dois primeiros casos de intoxicação foram notificados em 29 de outubro.

O número de casos teria aumentado a cada dia. No início desta semana, quantidade de pessoas que relataram o mal-estar chegou a 12 e, nesta sexta-feira (3/11), está em 30.

Os Jebs são realizados em diversos clubes e escolas do DF e a cozinha do evento está localizada no Clube da Associação dos Servidores da Câmara dos Deputados (Ascade). Porém, os alimentos são levados prontos para o espaço por uma empresa terceirizada.

As competições são disputadas por atletas com faixa etária de 12 a 14 anos, matriculados em instituições de ensino públicas e privadas. O evento tem apoio dos governos local e federal.

Procurada, a Confederação Brasileira do Desporto Escolar, responsável pelo evento, não se manifestou sobre o casos. O espaço segue aberto.

Sem licenciamento

A Secretaria de Saúde (SES-DF) informou que, até o momento, não havia processo de licenciamento para a liberação da alimentação e dos serviços de urgência e emergência a funcionarem nos Jebs.

A Vigilância Sanitária não recebeu em tempo hábil os planos de trabalho das referidas áreas. No DF, a licença para eventos deverá ser requerida à administração regional da área de realização do evento com antecedência mínima de 30 dias.

Depois, a administração regional deverá instruir o processo destinado a concessão da licença de funcionamento com manifestação dos órgãos ou entidades de fiscalização, segurança pública e prevenção contra incêndio e pânico.

Em relação aos casos de intoxicação, a Vigilância Epidemiológica foi notificada dos 30 casos, que já estão em investigação. Informações foram solicitadas às delegações. “Até o momento, não há registro de casos graves, somente casos de diarreia, sem febre”, diz a pasta.

A Vigilância Sanitária fará uma visita ao local e, até o momento, não há interdição da cozinha.

Já a Administração Regional do Plano Piloto informou que recebeu apenas solicitação para abertura do Jebs, que não foi aprovada devido a falta de documentação.

 

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?