metropoles.com

Ação contra dengue tira 80 toneladas de lixo de uma única casa no DF

O entulho encheu a carroceria de seis caminhões. Vizinhos reclamavam de escorpiões, baratas e roedores na residência

atualizado

Compartilhar notícia

Paulo H. Carvalho/Agência Brasília
homens tiram entulhos
1 de 1 homens tiram entulhos - Foto: Paulo H. Carvalho/Agência Brasília

A Vigilância Ambiental retirou cerca de 80 toneladas de lixo de uma única casa, em São Sebastião. A pessoa que ocupa a residência recolhia a sujeira na rua, levava para casa e se negava a se desfazer do lixo.

O lixo encheu a carroceria de seis caminhões com capacidade de 12 toneladas cada. Eram bacias e outros tipos de plástico, pedaços de telha, pneus usados, garrafas, roupas e sapatos velhos.

Foi preciso um alvará judicial, documento que permite a entrada no imóvel mesmo sem autorização do ocupante ou proprietário. O responsável não estava em casa.

Segundo a chefe do Núcleo de Vigilância de São Sebastião, Aline Ruben Cardoso, o lixo foi acumulado ao longo de cinco anos, o tempo que o atual ocupante aluga a casa.

“Recebemos denúncia da dona do imóvel, que era alugado. Ela disse que não aguentava mais tanta sujeira, reclamou de escorpião, barata e roedores e contou que há três meses pedia para ele desocupar o imóvel, sem sucesso”, afirma.

Dengue

Desde segunda-feira (10/5), a Diretoria de Vigilância Ambiental (Dival), ligada à Secretaria de Saúde (SES), em parceria com a Administração Regional de São Sebastião, faz ação de manejo para eliminar possíveis criadouros do mosquito Aedes Aegypti, transmissor da dengue, zika, chikungunya e febre amarela.

Até o momento, a ação ocorreu no Bairro Centro. Cerca de 120 toneladas de materiais como resto de obras e inservíveis, móveis velhos, eletroeletrônicos estragados (geladeira e televisão), vasos sanitários e lixo orgânico foram recolhidas pelas equipes.

De acordo com o último Boletim Epidemiológico sobre a dengue, o DF já registra 4.570 casos prováveis de dengue em 2021. São Sebastião aparece na relação como 214 episódios suspeitos da doença até o momento.

0

 

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?