metropoles.com

Lei que abre crédito suplementar de R$ 6,1 bilhões é publicada no Diário Oficial

Treze dos dezesseis ministérios do País foram contemplados com o reforço de verba aprovado pelo presidente Jair Bolsonaro

atualizado

Compartilhar notícia

Foi publicada no último dia 11 de novembro, no Diário Oficial da União, a lei que abre crédito suplementar de R$ 6,1 bilhões. Sancionada sem vetos pelo presidente da República, a lei implica destinar recursos para ações de diversos ministérios, como o do Desenvolvimento Regional, o da Infraestrutura, da Saúde, da Educação, da Cidadania, da Agricultura, Pecuária e Abastecimento e outros.

Os recursos disponibilizados serão financiados por meio do remanejamento de verbas e da incorporação do superavit financeiro de 2019. Dessa forma, não será preciso fazer nenhuma mudança na programação orçamentária para este ano.

Os principais ministérios beneficiados

A pasta de Desenvolvimento Regional utilizará a verba para a execução de diferentes obras, como novas construções e projetos elaborados pela Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) e pelo Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (DNOCS).

Já o Ministério da Infraestrutura encaminhará a sua parte do dinheiro para bancar a administração direta, ou seja, a prestação de serviços públicos executados pelo próprio Estado e seus órgãos. Outra destinação será feita para a estatal Valec Engenharia, Construções e Ferrovias S.A., responsável pelo planejamento econômico e administrativo de engenharia de estradas de ferro.

Por sua vez, o Ministério da Saúde usará o reforço de verba para o Fundo Nacional de Saúde, com ênfase na estruturação de unidades de atenção especializada e o incremento temporário ao custeio dos serviços de assistência hospitalar e ambulatorial.

Outro ministério beneficiado pela lei foi o da Educação, que deverá adquirir novos equipamentos e modernizar as instituições federais de ensino superior, profissional, científico e tecnológico, além de fomentar a educação básica por meio de infraestrutura, capacitação e formação inicial e continuada.

Já a pasta de Cidadania destinará o crédito suplementar para implantar e modernizar a infraestrutura do Esporte Educacional, Recreativo e de Lazer, estruturar a rede de serviços do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) e promover a inclusão produtiva de famílias em situação de pobreza.

Enquanto isso, o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento fomentará o setor agropecuário por meio da aquisição de equipamentos e execução de serviços, investirá em pesquisa e desenvolvimento de tecnologias, ampliará a Rede Nacional de Monitoramento Meteorológico e modernizará a infraestrutura física das unidades da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa).

Outros ministérios contemplados pela nova lei foram o de Minas e Energia, Economia, Justiça e Segurança Pública, Defesa, Turismo, Ciência, Tecnologia e Inovações e Comunicações. Não foram contempladas as pastas do Meio Ambiente, Relações Exteriores e a da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos.

Por serem os cadernos de imprensa do governo federal, dos estados e dos municípios, os Diários Oficiais são fonte de informações de interesse público, como comunicados, atas, licitações, leis e outros conteúdos. Publicar nesses veículos é possível por meio de agências especializadas que realizam trabalho de publicidade legal nos cadernos de comunicação governamentais.

Website: https://dsipublicacoes.com.br/

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?